Notícias

Nota de Participação do CEBI PR no Encontro Nacional Da PPL – Pastoral Popular Luterana 2023

A convite da Coordenação Nacional da Pastoral Popular Luterana, o CEBI – Paraná designou-me (Marina Marques Ribeiro Andreo) como representante a participar desse Encontro Pastoral de caráter religioso ecumênico, com a temática “ O Sermão do Monte: uma leitura popular”, na Cidade de Palmitos – SC, no período de 07 a 10 de setembro de 2023.

O Encontro foi realizado no CEFAPP – Centro Evangélico de Formação e Apoio à Pastoral Popular, inicialmente tivemos um momento celebrativo, a mensagem nos levou a refletir sobre a importância da Palavra de Deus na nossa vida.

Em outro momento de espiritualidade lembramos a tragédia que ocorreu nos últimos dias nas cidades do Vale do Taquari no Estado do Rio Grande do Sul, onde um ciclone, acompanhado de muita chuva, deixaram desabrigadas muitas famílias na região.

Nos estudos sobre o tema, a partir do Evangelho de Mateus, sob assessoria da Professora Doutora e Mestra em Ciências da Religião: Carolina Bezerra de Souza, encontramos os ensinamentos e as referências buscadas por Jesus no Primeiro Testamento, contidas nos livros de Isaías, Salmos e Provérbios. Fizemos memória dos mártires da caminhada que perderam suas vidas na busca da justiça e do bem comum. Ao mesmo tempo que nos questionamos sobre nossas formas de viver tais ensinamentos nos dias de hoje. observamos que em Seu discurso, Jesus lança mão de fundamentos éticos para que a comunidade seja “sal” da Terra e “luz” do mundo no campo individual e coletivo

Tivemos ainda, a oportunidade de ouvir a análise de conjuntura feita pelo Pastor Gunter Adolf Wolff, sobre os princípios do sistema capitalista e suas influências nas Igrejas. Em sua análise, o Projeto de Deus para seu povo, desde o Primeiro Testamento, sempre foi o de uma sociedade “Reino” onde não haja diferentes classes. Na qual todos possam viver sem submeter-se à exploração e à escravização. Uma sociedade sem estado e sem templo como religião de estado, onde as pessoas tenham acesso à terra e aos bens produzidos pelo trabalho. Quanto a Jesus, disse ele, inicia seu Projeto de Reino de Deus, citando o Profeta Isaías e exige do seu discipulado uma nova prática: desapegar-se dos bens materiais para que não haja impedimentos para viver a igualdade e o amor que são princípios fundamentais para quem quer seguir Seus ensinamentos. Foi uma bela e importante reflexão para que nós, cristãos e cristãs, possamos rever nossas práticas religiosas e sociais.

Houve também uma apresentação cultural com uma bela encenação feita pelos jovens e divulgação de livros pelos seus autores.

Para finalizar o Encontro, houve uma Celebração da Palavra, refletindo sobre os textos de Isaías 65,16b-25 e Mateus 13,31-33 com muitos simbolismos.  A Liturgia da Santa Ceia foi realizada pelas Pastoras. Foi muito emocionante para mim, como mulher católica, ver essas mulheres à frente de um momento tão sagrado e especial.

Estavam representadas no Encontro as denominações religiosas IECLB, ICAR e IPB. Participar desse Encontro Pastoral foi uma experiência muito gratificante por vivenciarmos, na prática, o ecumenismo (no compartilhamento da viagem, do local, das refeições, dos momentos de lazer, das rodas de conversa, das espiritualidades, das reflexões sobre da Palavra sobre as políticas públicas). Confirmando o que disse o Papa Francisco:  “porque o ecumenismo pastoral é o caminho natural para a plena unidade.”  E ainda, “De fato, é avançando fraternalmente no anúncio do Evangelho e no cuidado concreto dos fiéis que nos reconhecemos como um único rebanho de Cristo a caminho.”

Para finalizar, ainda citando a mensagem do Papa Francisco que esteve reunido no último dia 11 com Baselios Marthoma Mathews III, Catholicos da Igreja Ortodoxa Siro-Malankar, disse ele:

“Que a contemplação comum do Senhor crucificado e ressuscitado favoreça a cura completa das nossas feridas passadas, para que diante dos nossos olhos, além de toda distância e incompreensão, Ele se destaque, “nosso Senhor e nosso Deus”, Senhor e Deus, que nos chama a reconhecê-lo e adorá-lo em torno de um único altar eucarístico. Que isso aconteça logo”.

(Papa Francisco,2023)

Não tenho dúvidas de que “isso” já aconteceu e continuará acontecendo para que, enfim sejamos um em Cristo Jesus.

Maringá,13 de setembro de 2023
Marina Marques Ribeiro Andreo
Conselheira do CEBI – Paraná

Referências:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-09/papa-catholicos-igreja-ortodoxa-siro-malankar-ecumenismo.html

Fotos:

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort