Notícias

Nota da FLD: Deus não é objeto de autojustificação moral

Nota da FLD: Deus não é objeto de autojustificação moral
A Fundação Luterana de Diaconia – FLD é uma organização da sociedade civil, com pertença religiosa, criada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. A FLD atua em Diaconia Transformadora, por motivação evangélica. Não atuamos em nome de Deus. A atuação se dá porque o amor de Deus nos faz conectar fé, história, teologia, religião, cultura e pensamento crítico para um testemunho plural e amoroso, sem proselitismo e fundamentalismo religioso, com profundo respeito às diversidades e ao Estado Laico. Em 2014, a FLD aprovou sua Política de Justiça de Gênero, afirmando e reiterando seu compromisso com processos de reflexão sobre religião e violências no enfrentamento das estruturas patriarcais.

O conteúdo religioso, proclamado pela quase maioria absoluta de deputadas e deputados dia 17 de abril de 2016, utilizando-se da religião cristã para justificar posições e atitudes desprovidas de análise política e repletas de violências, no contexto de votação do processo de impeachment contra a Presidenta Dilma Rousseff, trouxe a público a relevância de um contínuo debate sobre o papel da religião na sociedade brasileira e, de forma estratégica, a responsabilidade de organizações confessionais e ecumênicas contribuírem com a reflexão teológica.

O que vimos e ouvimos domingo, para jamais esquecer, foi a mais completa alienação entre o ser humano e Deus, dita por muitos parlamentares que comprovadamente respondem a processos por atos de corrupção, que perseguem e vociferam todos os dias discursos criminosos de ódio contra comunidades afro-religiosas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

A teologia também está em disputa, infelizmente. Falamos de teologia do lugar de quem faz a opção pela diaconia transformadora, afirmadora e defensora de direitos para toda a Criação.

É urgente resgatar e afirmar o pensamento teológico protestante. Este pensamento dialogou com a filosofia, com sociologia da religião, com a razão crítica e com a perspectiva profética de interpretação histórico crítico dos textos bíblicos.

Paul Tillich é um pensador que nos chama à razão e ao amor. Ele diz: “Mas também você quer saber que se pode fazer para receber o Espírito, se ele, de fato for auto-autenticador. Essa pergunta não pode ser respondida, pois se eu conseguisse respondê-la, então eu estaria lhe ensinando um método para obrigar Deus a fazer a sua vontade. Mas Deus destruiria um tal método da mesma maneira como destrói nossa auto-justificação moral. A única resposta consiste em permanecermos abertos aos impactos da vida -que podem vir de outras pessoas, da leitura da Bíblia, do culto, ou de atos de amor – por meio dos quais Deus age sobre nós. Podemos experimentar o Espírito escutando e esperando; mais do que isso não se pode fazer. Não existe nenhum método válido para forçar a vontade de Deus”.

Deus não é objeto de autojustificação moral. Foi público e notório o abuso intencional do nome de Deus no dia 17 de abril de 2016. O Brasil não é uma nação cristã. É um país de muitas diversidades. O Estado brasileiro é laico e democrático. A FLD repudia todas as manifestações contrárias à democracia e às diversidades. Por uma vida sem violências!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×