Notícias

Nota da Diretoria da SOTER

NOTA da Diretoria da SOTER por ocasião do Encerramento do 33º Congresso Internacional da SOTER, ocorrido entre os dias 12 e 16 de julho de 2021

 

O 33o Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER ocorreu de forma remota entre os dias 12 e 16 de julho de 2021, contando com mais de 700 inscritos, tendo como tema “Religião, Laicidade e Democracia: cenários e perspectivas”.

Ao fim do Congresso, manifestamos a nossa preocupação e o nosso repúdio em relação à deterioração da democracia no Brasil, que se traduz não só no ataque contínuo às Instituições Democráticas e ao Estado de Direito, mas também no aumento da repressão e da violência policial, no aprofundamento da desigualdade social e da fome, na destruição ambiental, na agressão aos povos indígenas, seus direitos e vidas, nos atos sistemáticos de racismo que revelam a condição do racismo estrutural presente em nossa sociedade, na afirmação do sexismo e no crescimento do feminicídio.

O negacionismo foi e é responsável por grande parte do número de mortos pela atual pandemia da COVID-19, que já ceifou mais de 530 mil vidas no Brasil. Este mesmo negacionismo agravou a crise econômica, levando a um enorme contingente de pessoas desempregadas e ao aumento da fome e da miséria.

Neste contexto, as Religiões, sobretudo certas expressões do Cristianismo, nem sempre têm tido um papel profético, crítico e libertador. Ao contrário, alguns grupos têm instrumentalizado a Religião, negado o caráter laico do Estado e promovido, ou reforçado, a deterioração de nossa democracia em nome de Deus, inclusive afirmando e praticando a intolerância religiosa.

Urge reafirmar que as Religiões devem estar a serviço da vida e não da morte.

O Cristianismo possui uma longa trajetória e, em nosso país, foi fundamental, juntamente com outras Tradições Religiosas, na luta pelos direitos humanos e pela redemocratização do Estado e da Sociedade.

Conclamamos hoje todas as lideranças religiosas a se colocarem na defesa incondicional da plena democracia, dos direitos humanos e da justiça social.

 

16 de julho de 2021.

Diretoria da SOTER

Cesar Augusto Kuzma – Presidente

Maria Clara Lucchetti. Bingemer – Vice-Presidente

Paulo Fernando Carneiro de Andrade – 1º Secretário

Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães – 2º Secretario

Andreia Cristina Serrato – Tesoureira

 

Fonte : site da SOTER

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×