Notícias

Nenhuma pessoa sem o direito à moradia

“Nenhuma família sem casa”, papa Francisco

A mobilização da 6ª Semana Social Brasileira, juntamente com os movimentos sociais que atuam pelo direito à moradia, sugerem e justificam a urgência da criação de uma Articulação Pastoral Nacional da Moradia, da Favela ou do Teto.

O agravamento da crise urbana, em particular, ante ao progressivo empobrecimento das classes populares nas áreas centrais e periféricas das cidades, impactadas pelo modelo econômico e pela pandemia da Covid-19 – que vitimou mais de 630 mil pessoas no Brasil, até agora –, tem gerado milhões de deserdados urbanos: do trabalho, da terra, da moradia.

Diante desse cenário, a mobilização da 6ª Semana Social Brasileira, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com os movimentos que lutam pela moradia e vida digna nas favelas, iniciaram um diálogo para possivelmente fomentar uma Articulação Pastoral Nacional da Moradia, da Favela ou do Teto. A ação visa potencializar iniciativas que “despontaram na Igreja do Brasil nesta direção, bem como impulsioná-las, trazer o ‘grito’ das favelas, cortiços, periferias geográficas em geral (que são tantas) para a Igreja e, igualmente, fomentar a criação desta ação conjunta nas Dioceses e Arquidioceses ao longo de nosso extenso e desigual país”.

Acompanhe, abaixo, o artigo proposto pela equipe que sugere ser esta ação uma manifestação palpável de uma espiritualidade libertadora. “É o ‘grito’ dos milhões de empobrecidos e o ‘grito’ do Evangelho que precisamos escutar, em sinodalidade, e corresponder pela ação pastoral sociotransformadora”.

Eis o artigo

Pastoral da Moradia da Favela ou do Teto

Articulação e Presença Pastoral

O agravamento da crise urbana em função do progressivo empobrecimento das classes populares nas áreas centrais e periféricas, impactadas neste momento pela pandemia da covid 19, que vitimou mais de 630 mil pessoas no Brasil até agora, tem gerado milhões de deserdados urbanos do emprego e da terra. É uma ferida aberta que sangra nos nossos territórios, dos ameaçados pela agenda do mercado imobiliário aos impactados pelo ônus excessivo do aluguel, onde “quem come não paga aluguel e se paga o aluguel não consegue comer”.

Este quadro de milhões de sem-teto, espalhados pela cena urbana, abandonados pelo Estado e excluídos do Direito à Cidade, é o resultado do acelerado desmonte de todas as políticas públicas nas cidades, de produção habitacional, no acesso à água e o saneamento e de urbanização de favelas, recrudescendo o déficit habitacional quantitativo e qualitativo em quase a metade da população brasileira. Segundo a Fundação João Pinheiro, o Brasil necessita construir agora, imediatamente, 8 milhões de novas moradias para mais de 30 milhões de pessoas e melhorar a infraestrutura dos territórios, com acesso à água e energia.

O Brasil necessita construir agora, imediatamente, 8 milhões de novas moradias para mais de 30 milhões de pessoas e melhorar a infraestrutura dos territórios, com acesso à água e energia.

Em março de 2020, as estimativas do número total de pessoas em situação de rua no Brasil eram de aproximadamente 221.869[1] pessoas, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no entanto, há municípios, que neste período de pandemia, o número deste segmento da população mais que dobrou e a situação está ainda mais dramática, com famílias inteiras, mulheres, crianças e idosos, vivendo em situação de rua.

O número de favelas no Brasil dobrou nos últimos dez anos, de acordo com dados do IBGE[2]. Entre 2010 e 2019, a quantidade de aglomerados subnormais, como favelas e palafitas, foi de 6.329 em 323 municípios para 13.151 em 743 cidades. Essas moradias são caracterizadas por um padrão urbanístico irregular e pela falta de saneamento básico. Hoje, 14 milhões de famílias vivem em favelas, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas! Apesar de o programa Minha Casa, Minha Vida ter construído cerca de cinco milhões de moradias entre 2009 e 2018, a favelização brasileira ganhou força com a pandemia e o aumento do desemprego[3].

Este quadro de exclusão e violência presente nas áreas urbanas se agravou, com certeza, neste período de pandemia, com o aumento da fome, do desemprego e da informalidade. Segundo dados do IBGE, de setembro de 2021, o país alcançou uma taxa de informalidade de 40,8% no mercado de trabalho no trimestre móvel até julho, com 36,29 milhões de trabalhadores atuando informalmente, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua)[4].

Embora haja essa perceptível piora no quadro dos indicadores sociais, é preciso aprofundarmos as causas estruturais e históricas desta iniquidade, que nos remetem ao violento processo de colonização e aos mais de 300 anos de escravidão, que conformou este iníquo modelo de segregação e injustiça.

É preciso aprofundarmos as causas estruturais e históricas desta iniquidade, que nos remetem ao violento processo de colonização e aos mais de 300 anos de escravidão

Por isso, neste momento, são fundamentais as palavras proféticas do Papa Francisco: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”, declarou, perante trabalhadores precários e da economia informal, migrantes, indígenas, sem-terra e pessoas que perderam a sua habitação[5].

Assim, é urgente e necessária a presença articulada de uma Igreja comprometida com o enfrentamento das causas que acentuam a marginalização de milhões de famílias em nosso país, relegadas a áreas insalubres, violentas e miseráveis.

Sabendo que a Igreja cresce “por atração” (DAp 159), pela vivência da Boa Nova de Jesus no serviço e na doação, as pessoas se aproximam e aderem ao Evangelho, frequentemente, quando são alcançadas por essa Boa Nova nas situações mais diversas e vulneráveis da vida. Nas realidades de sofrimentos, no cotidiano da sobrevivência dos empobrecidos/as, a presença efetiva e afetiva da Igreja mais que conforta, gera identificação com o Deus da Vida, que vem trazer um mundo de irmãos e irmãs, nascendo novos discípulos em uma Igreja em saída para as periferias geográficas e existenciais.

Atentos a isso, vemos, todavia, uma grande ausência da presença da Igreja Católica nas periferias de nosso país que, em contrapartida, cada vez mais tem “bolsões de pobreza” em situações mais graves e críticas. Urge a Igreja ser mais próxima, servidora, no cuidado e na misericórdia que transformam, nessas realidades mais periféricas de nosso país. O Brasil, marcado pela desigualdade e injustiça sociais, paradoxalmente se diz cristão; falta-nos uma evangelização que toque mais a vida, seja realmente encarnada e, para tanto, precisa “começar pelos últimos” (EG 48).

Esta “conversão pastoral” (DAp 365-372) nos pede uma presença mais efetiva nas favelas, vilas, ocupações, cortiços… onde milhões se encontram, convivem, com valores e potencialidades, juntamente de carências e exclusões de direitos fundamentais, como o direito à moradia, para recomporem as energias, conviverem dignamente e cultivarem as relações. A “moradia”, o “lar”, é tão importante na vida que o discípulo pergunta “Mestre, onde moras?” (Jo 1,38), e Jesus é conhecido pela localidade onde cresceu, conviveu e se desenvolveu, Nazaré. Então, em vista de garantir relações integradas nas diversas dimensões, urge acompanhar, assumir e participar da luta pelo “direito à cidade”, de convivência urbana saudável, com os acessos aos serviços e as oportunidades fundamentais garantidos. Trata-se da promoção da vida em seu todo (Jo 10,10)!

Com essas breves premissas, uma Pastoral da Moradia, da Favela ou do Teto visa ser presença, compromisso e proximidade pastoral da Igreja junto aos milhões marginalizados em nossas cidades, que se encontram em contínuos desalentos. Tais periferias urbanas, frequentemente, não contam com o contato efetivo com a paróquia próxima, situadas, geralmente, em área central, e as presenças pastorais nas periferias, quase sempre, vem se reduzindo a ajudas assistenciais ou visitas pontuais. A Pastoral da Moradia/Favela/Teto intenciona um olhar integral (LS 138-155), em vista de participar da transformação na comunidade periférica, se comprometendo igualmente com a conquista das políticas públicas essenciais (FT 177-179) para uma vida digna em áreas tão maltratadas de todos os modos.

Uma Pastoral da Moradia, da Favela ou do Teto visa ser presença, compromisso e proximidade pastoral da Igreja junto aos milhões marginalizados em nossas cidades, que se encontram em contínuos desalentos.

Atualmente, não há uma Pastoral Social articulada, que atue de modo sociotransformador, orgânico e estrutural nas favelas, cortiços, periferias urbanas em nosso país. Temos pastorais com objetivos pontuais, com ações muitas vezes heroicas, mas que não contemplam os anseios e as lutas das pessoas nas periferias, nem abarcam a estrutura urbana, o direito coletivo à moradia, ao saneamento, aos serviços básicos… os quais, quando assegurados, expressam uma comunidade pautada no cuidado, na fraternidade e na inclusão. O documento de estudo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, O Solo Urbano e a Urgência da Paz, lançado em 2016, já apresentava o debate a partir do solo urbano e as cidades é um direito de vida digna no território.

A 6ª Semana Social Brasileira, juntamente com os movimentos que lutam pela moradia e vida digna nas favelas, tem a convicção e trabalhará para uma articulação Pastoral Nacional da Moradia, da Favela ou do Teto: para valorizar as iniciativas que heroicamente se despontaram na Igreja do Brasil nesta direção, bem como impulsioná-las, trazer o “grito” das favelas, cortiços, periferias geográficas em geral (que são tantas) para o seio da Igreja e, igualmente, fomentar a criação da Pastoral da Moradia, da Favela ou do Teto nas Dioceses e Arquidioceses ao longo de nosso extenso e desigual país, numa manifestação mais concreta de uma espiritualidade libertadora. É o “grito” dos milhões de empobrecidos e o “grito” do Evangelho que precisamos escutar, em sinodalidade, e corresponder pela ação pastoral sociotransformadora.

Brasília, 04 de fevereiro de 2022.

Pela Equipe da Articulação:

Benedito Roberto Barbosa (Dito) advogado da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo e articulador da campanha Despejo Zero e frei Marcelo Toyanski Guimarães, do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, dos Capuchinhos

 

Fonte : Site da SSB : Nenhuma pessoa sem o direito à moradia – Semana Social Brasileira (ssb.org.br)

Ilustração : Imagem/arte: Leticia Kamada/Flickr

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×