Notícias

Nações Unidas: Brasil superou o problema da fome

Nações Unidas: Brasil superou o problema da fome
O número de brasileiros considerados em situação de subalimentação caiu 82% de 2002 a 2013. Assim, o Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome em 2014, de acordo com relatório global da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado hoje (16).

O Brasil alcançou o nível menor que 5% no Indicador de Prevalência de Subalimentação, um critério adotado pela FAO para mensurar e acompanhar a questão no mundo. Com o índice, a organização considera que o País superou o problema da fome.

Segundo a FAO, em 2002, 10,7% da população brasileira era subnutrida. Em 2013, o percentual caiu para 1,7%. “Isso significa que 98,3% da população brasileira tem acesso a alimentos e tem segurança alimentar. É uma grande vitória”, disse a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello. “A fome, que persistiu durante séculos no Brasil, deixou de ser um problema estrutural”, completou ela.

Entre os países da América Latina, o Brasil foi o que apresentou maior redução da fome. Seguido pela Venezuela (79, 2%) e Peru (62,2%). A média de redução do continente ficou em 51,1%.

O relatório da FAO, chamado O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo, traz sete países (Brasil, Bolívia, Haiti, Indonésia, Madagascar, Malavi e Iémen) como estudos de caso, pois desenvolveram políticas de combate à fome eficazes.

No caso do Brasil, o estudo destaca que em 2003 foi implementado o programa Fome Zero, além de outros programas de inclusão social, que resultaram em aumento da oferta de alimentos (em 10 anos, a disponibilidade de calorias para a população cresceu 10%) e que, com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), 43 milhões de crianças e jovens são atendidas com refeições.

Apesar dos dados positivos no Brasil e América Latina, no mundo, ainda são 805 milhões de pessoas que passam fome.

 
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×