Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Mutirão Ecumênico 2015

Mutirão Ecumênico 2015
10 de agosto de 2015 Centro de Estudos Bíblicos
Mutirão Ecumênico 2015
O Mutirão Ecumênico – Sulão é um evento que ocorre a cada dois anos e abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2015 acontecerá em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, de 28 a 30 de agosto.
 
É um evento construído ecumenicamente, entre Igrejas cristãs, entidades e movimentos ecumênicos.

No centro do evento está a comunhão dos membros das Igrejas para refletirem e criarem ações conjuntas que colaborem com a cidadania, o fortalecimento de um Estado democrático e por uma sociedade mais justa.

O Brasil tem 30 anos de democracia, semelhante situação dos países da América Latina. Uma democracia não amadurecida pelo tempo, instável e que requer cuidados.

As entidades religiosas, os movimentos sociais e ecumênicos no Brasil tiveram fundamental importância na conquista de um Estado de direito democrático, alcançado com muita luta e sangue até meados dos anos 80. Membros da hierarquia e fiéis atuaram nas linhas de frente combatendo o Estado de exceção, sendo profetas e profetizas, pastores e pastoras, verdadeiros mártires do Evangelho.

Este Estado democrático requer novas conquistas. As entidades proponentes deste evento percebem que não serão os detentores do poder que irão consolidar a democracia e o Estado de direito e, sim, o povo consciente, protagonista da cidadania.

As Igrejas no Brasil, unidas em Cristo, junto aos movimentos sociais e ecumênicos, desejam colaborar em forma de MUTIRÃO para: levar vida em abundância aos que padecem por falta de políticas públicas, defender a democracia participativa, ameaçada por forças do poder econômico e colaborar com o protagonismo para exercer a cidadania. A democracia é uma conquista diária e ainda necessita de reflexão conjunta. A unidade ecumênica tem compromisso com o direito de manifestação e reivindicação dos valores cristãos.

Nesse sentido, o Mutirão Ecumênico 2015 – Sulão VIII terá como tema “A Missão da Igreja no Estado Laico” e lema “Venha a nós o teu reino” (Mt 6.10).