Notícias

Multidão acompanha funeral de Papa copta no Egito

O funeral do patriarca da igreja copta ortodoxa do Egito, Shenouda III, teve início nesta terça-feira na grande catedral de São Marcos, no Cairo, completamente invadida por uma multidão de fiéis, religiosos e funcionários públicos.

Shenouda III, que dirigiu a mais importante igreja cristã do Oriente Médio durante quatro décadas, faleceu no sábado aos 88 anos, depois de sofrer severos problemas cardíacos que agravaram um quadro de saúde já debilitado. O caixão do patriarca estava aberto e era possível observar o rosto do patriarca, com a cabeça coroada por uma tiara de ouro.

A cerimônia começou com uma oração do chefe da igreja copta da Etiópia, o patriarca Abune Paulos, em meio a cânticos na língua copta, um idioma atualmente é utilizado apenas para a liturgia.

Os líderes muçulmanos do país logo enviaram suas condolências. A morte de Shenouda é "uma calamidade que entristece todo o Egito e seu nobre povo, muçulmanos e cristãos", disse o mufti do país, Ali Gomaa, em um comunicado.

O Partido da Liberdade e Justiça, da Irmandade Muçulmana, majoritário no Parlamento, enviou suas condolências aos coptas e disse que Shenouda desempenhou um papel importante no Egito.

O Vaticano se juntou "ao pesar e às orações dos cristãos" pela morte do patriarca, informou em uma declaração à imprensa, o porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi. Acrescentou que o papa Bento XVI "foi informado e se une espiritualmente às orações" para Shenouda e expressou o desejo de que o "Senhor acolha este grande pastor".

Eleito primaz da Igreja copta ortodoxa em 1971 e 117º sucessor do evangelista e fundador São Marcos, liderou com autoridade sua comunidade em meio a um progressivo crescimento dos islamitas na sociedade egípcia. Durante 40 anos, passou do confronto a uma atitude conciliadora com o poder no Egito. Nos últimos anos teve que enfrentar, além disso, o aumento da violência contra os coptas, que se traduziu em atentados e enfrentamentos sangrentos.

Depois de sua entronização, suas relações com o falecido presidente Anuar al Sadat se deterioraram rapidamente, já que o patriarca dos coptas se opôs com firmeza à normalização das relações do Egito com Israel e os flertes do presidente com os islamitas. Essa oposição o levou a ser destituído e posto sob prisão domiciliar em 1981.

Em 1985 foi restabelecido como chefe da Igreja copta por decreto do presidente Hosni Mubarak, de quem nunca retirou seu apoio. A revolta popular do começo de 2011 o pegou desprevenido, quando muitos de seus fiéis saíram às ruas para exigir a saída de Mubarak, que finalmente renunciou dia 11 de fevereiro do ano passado depois de trinta anos no poder.

Shenouda deixa uma comunidade inquieta com o fortalecimento dos partidos islamitas, que obtiveram três quartos dos assentos do Parlamento nas últimas eleições legislativas. Os coptas do Egito são uma minoria geralmente estimada entre 6 e 10% dos 82 milhões de egípcios. A Igreja copta fala em 10 milhões de fiéis.

A Igreja copta é uma das igrejas orientais ortodoxas que não reconhece a primazia do Papa de Roma nem a do patriarcado ortodoxo de Constantinopla. Constitui a maior comunidade cristã do Oriente Médio.

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×