Notícias

Missão Ecumênica visita e faz mobilizações no MS em solidariedade aos povos indígenas e pela CPI do Genocídio

Missão Ecumênica visita e faz mobilizações no MS em solidariedade aos povos indígenas e pela CPI do Genocídio
Uma missão ecumênica, composta por quinze instituições religiosas do Brasil, América Latina e uma da Holanda, visitará Mato Grosso do Sul nos próximos dias 7 e 8 em solidariedade aos povos Guarani-Kaiowá e em defesa da criação da CPI do Genocídio para que sejam investigados os crimes e violência cometidos contra os povos indígenas do estado. Conforme dados do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), nos últimos 12 anos foram assassinados 390 indígenas e 585 cometeram suicídio. Este cenário de violência, entre outros fatores, é visto como uma política de genocídio.
 
As instituições também estão solidárias ao Cimi e às lideranças indígenas que estão sendo investigadas por uma CPI criada pela Assembleia Legislativa do Estado. Essa CPI é vista como uma tentativa dos ruralistas de criminalizar lideranças indígenas e religiosos e tirar do foco das atenções as graves violações dos direitos humanos no Estado. A missão será acompanhada por jornalistas internacionais.
 
No dia 7, às 15h, está previsto um ato ecumênico na Assembleia Legislativa. No dia 8, a missão segue para Dourados, onde fará uma visita às comunidades indígenas Apikay e Guyra Kamby’i por volta das 8h30.
 
Com o assassinato do líder indígena Simeão Vilhalva, no tekoha Ñanderu Marangatu, no município de Antônio João, há pouco mais de um mês e os 12 ataques contra quatro comunidades indígenas em menos de trinta dias, as instituições querem que as autoridades estaduais e federais adotem providências imediatas.
 
Fazem parte da missão ecumênica as seguintes instituições: CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço,  IEAB – Igreja Anglicana ( Comissão Nacional de Incidência Publica da IEAB), CLAI – Conselho Latino-Americano de Igrejas, Aliança Brasileira de Batistas, CPT (Comissão Nacional Pastoral da Terra), Igreja Presbiteriana Unida, CONIC –  Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, KOINONIA e Ogam no Candomblé, FLD – Fundação Luterana de Diaconia, Rede Jubileu Sul, Cáritas Brasileira, COMIN – Conselho de Missão entre Povos Indígenas, REJU – Rede Ecumênica de Juventudes, CEBI – Centro de Estudos Bíblicos e Kerkinactie/Holanda.
 
Serviço:

Dia 7
15h: Ato Público na Assembleia Legislativa  
 
Dia 8
8h30: Visita às comunidades indígenas localizadas na região de Dourados
 
Assessoria de Imprensa
 
Karina Vilas Boas – 91426522 (Jornalista)
e Edmilson Schinelo (CEBI – Centro de Estudos Bíblicos) – (67) 9600-2710/3365-9513.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×