Notícias

Missão Ecumênica em apoio aos Guarani-Kaiowá

Missão Ecumênica em apoio aos Guarani-Kaiowá

Caras amigas, caros amigos,

A atual conjuntura nacional tem revelado, entre outros retrocessos, a ofensiva direta contra os direitos e contra a existência dos povos indígenas. Com perplexidade e muita preocupação, acompanhamos o massacre que se instalou em Mato Grosso do Sul, promovido por latifundiários locais, defensores do agronegócio devastador. A omissão do Estado tem permitido que o conflito se agravasse, negando a indígenas e a pequenos proprietários não indígenas o direito à vida e à dignidade.

Conforme dados do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, só em Mato Grosso do Sul, nos últimos 12 anos, ao menos 585 indígenas cometeram suicídio e outros 390 foram assassinados. A violência instalada demonstra que se trata de uma política de genocídio. De modo especial, tem sido vítima a nação Guarani Kaiowá. Diversos Tekohá tem sido atacados (por exemplo, Ñanderu Marangatu, Guyra Kamby’i, Pyelito Kue e Potreiro Guassu). Nas últimas semanas, desde o assassinato do líder Guarani Kaiowá, Semião Vilhalva, três indígenas foram baleados por armas por arma de fogo, vários foram feridos por balas de borracha e dezenas foram espancados. Em uma única ação, pistoleiros e jagunços contratados por latifundiários amarraram 26 indígenas, incluindo pessoas idosas, e os deixaram, depois de espancados, à margem da rodovia.

A terra do Mato Grosso do Sul, tomada pelo agronegócio, está sendo regada pelo sangue indígena que reclama a demarcação das suas terras.
Por outro lado, igrejas e movimentos sociais, que levantam sua voz em solidariedade aos povos indígenas, têm sido vítimas de processos de criminalização. O CIMI tem seu histórico desconsiderado e está sendo vítima de uma CPI, aprovada pela Assembleia Estadual do Mato Grosso do Sul, da qual fazem parte inúmeros deputados latifundiários.

Diante desta situação alarmante, o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), a CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) e o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) convocam igrejas, organismos ecumênicos e organizações que atuam na defesa de direitos para uma MISSÃO ECUMÊNICA EM APOIO AOS GUARANI-KAIOWÁ, que a cada dia tombam em solo brasileiro.

A ação acontecerá nos dias 07 e 08 de outubro, com o seguinte programa:

DIA 07 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

MANHÃ

Chegada em Campo Grande/MS
Para quem chegar na noite anterior, está sendo articulada uma visita a uma aldeia urbana.

TARDE

15:00h Ato ecumênico na Assembleia Legislativa de MS em apoio aos Povos Indígenas.

18:00h Deslocamento para Dourados/MS

21:00h Lanche coletivo e repouso

DIA 8 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

MANHÃ

07:30h Momento de espiritualidade

08:30h Visita às comunidades indígenas Apykai, Guyra Kambý’i

Almoço com as famílias indígenas

TARDE Retorno

Contamos com sua presença! As igrejas e organizações ecumênicas são convocadas a exercer sua vocação profética! “Não se calarão as vozes dos guerreiros e das guerreiras dessa terra, não se acovardarão os defensores e as defensoras dos direitos humanos”.

Unidas e unidos na mesma fé pela Construção do Reino;

Pe. Marcus Barbosa Guimarães
Presidente da CESE

Dom Flávio Irala
Presidente do CONIC

Martha Isabel Furtado Bispo
Diretora Nacional do CEBI

Apoio: FEACT-Brasil, Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI-Brasil), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), Aliança de Batistas do Brasil, Kerkinactie/Holanda, Koinonia, Processo de Articulação e Diálogo (PAD), Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas Brasileira, Pão Para o Mundo (PPM), HEKS.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×