Notícias

Marcha das Margaridas 2019 é lançada em Pernambuco

via SOS Corpo*

Pela sexta vez, as Margaridas de todos os cantos e recantos do país, movidas numa ação solidária e convergente por democracia, justiça, autonomia,igualdade e liberdade, vão à Brasília, demarcar como fato político a luta das trabalhadoras rurais organizadas. Em uma solenidade emocionante realizada na manhã desta sexta-feira (23), o lançamento em Pernambuco da Marcha das Margaridas 2019 reuniu representantes de diversas entidades dos movimentos sociais. A atividade aconteceu na Fetape, em Carpina, e teve falas políticas e mística com apresentação das mulheres rurais de Pernambuco, além dos movimentos apoiadores da causa

A Marcha das Margaridas é uma ação coletiva protagonizada pelas mulheres do campo, da floresta e das águas que integra uma agenda permanente de lutas dos movimentos sindical, feministas e de mulheres. Seu nome faz referência à Margarida Alves, Presidenta do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Alagoa Grande – PB, assassinada em 1983 pelas mãos do latifúndio.

As trabalhadoras se preparam durante mais de um ano, realizando atividades diversas que, com grande criatividade, combinam a mobilização de recursos financeiros e a mobilização política, envolvendo atividades formativas, debates e a construção descentralizada da plataforma e pautas de reivindicação. Ao longo deste ano foram realizadas sete caravanas estaduais, importantes espaços de mobilização, debate e aprofundamento das discussões sobre o caráter, objetivos, lema, eixos políticos e estratégia de ação locais e nacional.

O lançamento da Marcha das Margaridas 2019 realizado em Carpina contou com a presença de Silvia Camurça e Aline Fagundes, ambas do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Camurça representou também o Instituto Feminista para a Democracia SOS Corpo e a Articulação de Mulheres Brasileiras. Confira a fala da companheira durante o evento, ressaltando a importância da organização das trabalhadoras rurais e da força que o movimento expressa dentro do feminismo brasileiro hoje.

“A gente entende que a Marcha constrói e ao mesmo tempo expressa a organização das mulheres no país e aqui no Estado. Constrói e ao mesmo expressa a nossa capacidade de organização. E a gente acha que mais do que nunca precisaremos construir uma potente marcha pra seguir articulando nossa resistência para continuar existindo como força política e para construir novas condições para nossa existência para transformar essa sociedade.”
Silvia Camurça, no Lançamento da Marcha das Margaridas 2019.

Publicado originalmente no site de SOS Corpo.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×