Notícias

Leitura Popular da Bíblia é tema de estudo no bairro João de Deus em Petrolina

via Central Popular de Comunicação*

Com encontros semanais moradores da rua 42 do bairro João de Deus, zona norte de Petrolina, realizam estudo Bíblico através da Leitura Popular da Bíblia. O encontro reúne pessoas do bairro, convidados e visitantes de outras comunidades e denominações religiosas.

Na dinâmica das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), a leitura popular da Bíblia é uma expressão dada a reflexão da realidade social, política e religiosa do cotidiano que através das escrituras bíblicas objetiva construir uma consciência transformadora protagonizada pelas próprias pessoas. Sua metodologia consiste em reunir grupos de pessoas simples, com crédulos, sem crédulos e sem distinção de raça cor posição social ou gênero, em uma partilha de conhecimentos, experiências de vida e troca de saberes.

A Leitura Popular da Bíblia ressurge em um contexto, considerado por muitos, de insegurança e retrocessos que agridem diretamente os direitos coletivos e individuais das pessoas, especialmente as mais vulneráveis. Seria uma retomada das CEBs, movimento que surgiu na Igreja Católica nos anos 70, em decorrência ao duro sofrimento aplicado ao povo pelos governos militares?

A falta de investimento em políticas públicas e tecnologias para o enfrentamento dos desafios imposto á quem vivia na área rural, dificultava a permanência das pessoas no campo e os que insistiam buscavam na fé a força necessária para resistir. Diante disso as CEBs tinham um papel fundamental: manter viva a fé e conscientizar as pessoas para se organizar e lutar por direitos.

Nas décadas de 70, 80 e 90, até o inicio dos anos 2000, as realidades rurais já tinham contextos bastante estigmatizados, marcados pela pobreza e miséria que afligia o povo do campo o qual via como única solução migrar para as áreas urbanas em busca de meios de sobrevivência. Devido ter característica mais rural, a falta de adaptação a dinâmica das grandes cidades fez o movimento das CEBs perder força e abrir espaço para o movimento religioso denominado de Pentecostalismo, adotado por várias denominações religiosas as quais arrebanhavam milhares de pessoas através de seus shows e louvores financiados pelas grandes mídias.

14º Intereclesial das CEBs – Londrina Paraná

Mas as CEBs nunca deixou de existir e muito menos de insistir, pois foi transformada em grandes encontros Latino Americano. E através dos Encontros Intereclesiais das CEBs (Fóruns que reúne milhares de pessoas de 4 em 4 anos em cidades de Estados brasileiro), discute sobre os desafios das realidades urbanas e propõe ações para a evangelização e efetivação de mudanças radicais no sistema em benefício dos pobres, marginalizados e excluídos da sociedade.

A dinâmica das CEBs inspirou vários movimentos sociais que resistem hoje, tanto no campo como na cidade e é vista por muitos estudiosos como um modelo autêntico de igreja, por outro lado setores mais conservadores da Igreja Católica não apoiam tal dinamismo.

A Leitura Popular da Bíblia ressurge novamente através do povo organizado com mais informação, acesso e atenção as desafiadoras conjunturas da contemporaneidade, onde valores éticos e morais se fragmentam e exigem de toda a sociedade a construção de novos conceitos de vida e de convivência.

Encontro na rua 42 com a presença da equipe do CEBI -Centro de Estudos Bíblicos

Publicado originalmente no site de CPC.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×