Notícias

Lançamento dos resultados da pesquisa sobre o perfil dos participantes do 14º Intereclesial das CEBs

Por José W. A. Neves Jr.*

O Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da Universidade Estadual de Londrina (LERR-UEL) disponibilizará em seu site neste sábado, 11 de dezembro de 2021, os produtos resultantes da pesquisa “Perfil de Participantes do 14º Intereclesial das CEBs”.

Realizado na cidade de Londrina-PR, entra os dias 23 e 27 de janeiro de 2018, o 14º Intereclesial das CEBs reuniu clérigos e fiéis de diversas partes do Brasil e da América do Sul, com o objetivo de fomentar reflexões acerca do papel das Comunidades Eclesiais de Base em relação aos desafios do mundo urbano.

A partir da parceria estabelecida com a Arquidiocese de Londrina, as pesquisadoras e pesquisadores do LERR-UEL ficaram responsáveis pela elaboração e aplicação da pesquisa por meio de questionário com questões fechadas (survey) para identificar o perfil dos participantes que integraram o encontro das CEBs. Foram respondidos 2.137 (dois mil cento e trinta e sete) questionários, cujos dados foram sistematizados e serão, agora, disponibilizados para acesso público no site do LERR-UEL.

Além dos dados provenientes da aplicação do questionário, o LERR-UEL tornará acessível os relatórios elaborados pela equipe de pesquisa sobre o 14º Intereclesial das CEBs e sobre o Catorzinho (encontro promovido pela Arquidiocese de Londrina entre os dias 15 e 16 de julho de 2017 em preparação para o 14º.  Intereclesial). A página conta, ainda, com as publicações científicas realizadas pela equipe do LERR-UEL a partir dos dados e relatórios que constam no site.

A disponibilização dos dados ocorre em momento oportuno, quando as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil se preparam para seu 15º Intereclesial, previsto para ocorrer na cidade de Rondonópolis-MT em julho de 2023, encontro que tomará forma em um importante momento histórico para problematizações dos problemas sociais de um Brasil que busca se recuperar de suas crises política, econômica e sanitária.

Neste sentido, é relevante relembrar as palavras proferidas por Frei Beto no segundo dia do encontro de 2018 “o nosso desafio é aprimorar nossa experiência que conjugue a democracia política e econômica”, não deixando de ressaltar a preocupação da equipe de pesquisa do LERR-UEL em contribuir com a construção de uma sociedade brasileira cada vez mais democrática e igualitária.

Assim, é pertinente apontar que os resultados estatísticos, artigos científicos e relatórios elaborados pela equipe de pesquisa responsável, possibilitam tanto a valorização da memória do 14º. Encontro, quanto a possibilidade de refletir sobre as mudanças ocorridas e objetivos alcançados a partir do último encontro das CEBs.

página do LERR-UEL e os arquivos referentes ao 14º Intereclesial das CEBs estão disponíveis para acesso público, sem necessidade de cadastro para visualização. Confira esta e outras publicações que fazem parte das produções da equipe de pesquisa do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da Universidade Estadual de Londrina.

Você pode acompanhar pela página do Youtube CEBsDoBrasil a participação de Luis Gustavo Patrocino e Lenir Candida de Assis no Programa DIÁLOGO EM COMUNIDADE. Eles fazem parte da equipe que organizou esta pesquisa e explicam de uma forma mais detalhada. Assista!


* José Neves Jr. é Doutor em Ciências Sociais pela Unesp/Marília e pesquisador vinculado ao LERR-UEL e ao Laboratório do Pensamento Político (PEPOL-Unicamp).

 

Fonte : Portal da CEBs do Brasil

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×