Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Lançamento dos resultados da pesquisa sobre o perfil dos participantes do 14º Intereclesial das CEBs

Lançamento dos resultados da pesquisa sobre o perfil dos participantes do 14º Intereclesial das CEBs
13 de dezembro de 2021 Comunicação

Por José W. A. Neves Jr.*

O Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da Universidade Estadual de Londrina (LERR-UEL) disponibilizará em seu site neste sábado, 11 de dezembro de 2021, os produtos resultantes da pesquisa “Perfil de Participantes do 14º Intereclesial das CEBs”.

Realizado na cidade de Londrina-PR, entra os dias 23 e 27 de janeiro de 2018, o 14º Intereclesial das CEBs reuniu clérigos e fiéis de diversas partes do Brasil e da América do Sul, com o objetivo de fomentar reflexões acerca do papel das Comunidades Eclesiais de Base em relação aos desafios do mundo urbano.

A partir da parceria estabelecida com a Arquidiocese de Londrina, as pesquisadoras e pesquisadores do LERR-UEL ficaram responsáveis pela elaboração e aplicação da pesquisa por meio de questionário com questões fechadas (survey) para identificar o perfil dos participantes que integraram o encontro das CEBs. Foram respondidos 2.137 (dois mil cento e trinta e sete) questionários, cujos dados foram sistematizados e serão, agora, disponibilizados para acesso público no site do LERR-UEL.

Além dos dados provenientes da aplicação do questionário, o LERR-UEL tornará acessível os relatórios elaborados pela equipe de pesquisa sobre o 14º Intereclesial das CEBs e sobre o Catorzinho (encontro promovido pela Arquidiocese de Londrina entre os dias 15 e 16 de julho de 2017 em preparação para o 14º.  Intereclesial). A página conta, ainda, com as publicações científicas realizadas pela equipe do LERR-UEL a partir dos dados e relatórios que constam no site.

A disponibilização dos dados ocorre em momento oportuno, quando as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil se preparam para seu 15º Intereclesial, previsto para ocorrer na cidade de Rondonópolis-MT em julho de 2023, encontro que tomará forma em um importante momento histórico para problematizações dos problemas sociais de um Brasil que busca se recuperar de suas crises política, econômica e sanitária.

Neste sentido, é relevante relembrar as palavras proferidas por Frei Beto no segundo dia do encontro de 2018 “o nosso desafio é aprimorar nossa experiência que conjugue a democracia política e econômica”, não deixando de ressaltar a preocupação da equipe de pesquisa do LERR-UEL em contribuir com a construção de uma sociedade brasileira cada vez mais democrática e igualitária.

Assim, é pertinente apontar que os resultados estatísticos, artigos científicos e relatórios elaborados pela equipe de pesquisa responsável, possibilitam tanto a valorização da memória do 14º. Encontro, quanto a possibilidade de refletir sobre as mudanças ocorridas e objetivos alcançados a partir do último encontro das CEBs.

página do LERR-UEL e os arquivos referentes ao 14º Intereclesial das CEBs estão disponíveis para acesso público, sem necessidade de cadastro para visualização. Confira esta e outras publicações que fazem parte das produções da equipe de pesquisa do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da Universidade Estadual de Londrina.

Você pode acompanhar pela página do Youtube CEBsDoBrasil a participação de Luis Gustavo Patrocino e Lenir Candida de Assis no Programa DIÁLOGO EM COMUNIDADE. Eles fazem parte da equipe que organizou esta pesquisa e explicam de uma forma mais detalhada. Assista!


* José Neves Jr. é Doutor em Ciências Sociais pela Unesp/Marília e pesquisador vinculado ao LERR-UEL e ao Laboratório do Pensamento Político (PEPOL-Unicamp).

 

Fonte : Portal da CEBs do Brasil