Notícias

Jubileu Sul Brasil lança caderno de estudo Religião e Política: vamos falar sobre isso?

A publicação é fruto de um processo de reflexão coletiva e conta com texto final da teóloga feminista, Nancy Cardoso.

 

Motivar uma reflexão responsável e independente sobre a religião e sua relação com a política, torna-se cada vez mais importante na atual conjuntura brasileira. São pastores, pastoras, padres, reverendos, reverendas, membros dos poderes constituídos e muitas outras figuras públicas envolvidas ‘juntas e misturadas’ nessa seara complexa da vida cotidiana”, destaca um trecho da apresentação do caderno de estudo Religião e Política: vamos falar sobre isso?

Diante do cenário de crescente influência de personalidades conhecidamente ligadas a igrejas no campo político, da ascensão de movimentos articulados de lideranças religiosas para aumentar seu espaço de poder em todas as esferas da conjuntura política, econômica e social, faz-se necessário uma reflexão dos impactos que esse movimento traz para a democracia no Brasil.

Com essa motivação o Jubileu Sul Brasil lança, no dia 27 de setembro de 2021, às 19h30, horário de Brasília, o caderno de estudo Religião e Política: vamos falar sobre isso? O momento contará com a participação da teóloga feminista Nancy Cardoso, da autoridade civilizatória da tradição de matriz africana e afrodiaspórica do Batuque do Rio Grande do Sul, Ìyá Sandrali de Òsún e do teólogo, professor, ator, escritor e poeta, Henrique Vieira. A mediação desse encontro será da educadora popular, economista e articuladora do Jubileu Sul Brasil, Sandra Quintela.

O lançamento será transmitido pelo facebook e Youtube da Rede Jubileu Sul Brasil, entidades membro e organizações parceiras.

Além da distribuição impressa, a publicação ficará disponível na biblioteca do site do Jubileu Sul Brasil

Com o caderno de estudo, a Rede Jubileu Sul quer contribuir com o debate necessário sobre a relação cada vez mais próxima entre a religião e a política.  A publicação é fruto de um processo coletivo. “Em 2019 realizamos o seminário ‘Conjuntura Nacional: Como anda a luta de classes no Brasil e na América Latina?’.  Ao construir sua pauta, vimos que seria necessário incluir o tema.  Convidamos a teóloga Nancy Cardoso e a antropóloga Jacqueline Moraes Teixeira para contribuir nesta reflexão.  A partir da sistematização dessa mesa, com a contribuição do jornalista Paulo Victor Melo, Nancy Cardoso deu a roupagem final para o texto que ficou maturando ao longo desse tempo e que ganha importância singular com o atual cenário político no Brasil”, relata um treco da apresentação da publicação.

A publicação

O texto apresenta conceitos fundamentais para a reflexão sobre religião e política, bem como coloca em questão a máxima “religião e política não se discute”.  Laicidade do Estado e liberdade religiosa; fundamentalismo religioso; orientação religiosa, esfera pública e direitos humanos; religião como graça e gravidade na política; são temas que integram o caminho proposto por esta reflexão. A abordagem faz ainda uma retomada histórica e crítica a respeito dos movimentos de resistência e revoltas de populações dominadas no Brasil: Revolta dos Malês, Canudos, Jurema e Revolta dos Muckers.

“O texto é também uma injeção de ânimo que aponta para o esperançar presente nas teias que são tecidas nas expressões da luta e da fé dos povos da terra, das águas e das florestas, experiências com potencial para nos ajudar a re-imaginar e re-significar a resistência a toda e qualquer forma de fundamentalismo, fortalecendo as lutas articuladas, ecumênicas e plurais, afirmando nossa confiança no povo, no poder inventivo e transformador de suas organizações”, finaliza a apresentação da publicação.

Além da distribuição impressa, a publicação ficará disponível na biblioteca do site do Jubileu Sul Brasil, onde também é possível acessar outros cadernos de estudo já publicados.

 

Fonte : site Jubileu Sul Brasil 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×