Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Jether Ramalho celebra 90 anos

Jether Ramalho celebra 90 anos
4 de dezembro de 2012 Centro de Estudos Bíblicos

Clérigos e lideranças de igrejas cristãs e entidades ecumênicas renderam homenagem ao professor Jether Pereira Ramalho no domingo, 2 de dezembro, quando ele completou 90 anos de vida. O encontro deu-se no culto realizado na Igreja Cristã de Ipanema (ICI), zona sul da cidade.

Além dos membros da ICI, onde Jether e Lucília, sua companheira, são membros há décadas, a celebração reuniu ainda filhos, netos, bisnetos, membros da Igreja Congregacional de Bento Ribeiro, onde o pai de Jether foi pastor e onde seu irmão atuou como médico por muitos anos.

O pregador foi o reverendo Zwinglio da Mota Dias, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que baseou sua reflexão no profeta Jeremias e na escritora Cecília Meirelles, destacando como Jether passou por etapas: "o líder de movimentos da juventude casou-se e constituiu família, o odontólogo cedeu ao professor, sociólogo e político, o militante anticatólico converteu-se em decidido líder ecumênico".

Como Jeremias, acentuou Dias, Jether "foi convocado por Javé a proclamar o direito e o dever de todos quanto à vida, assumiu o poder misterioso da Palavra, com a verdade na frente e a história na mão, nunca lamentou sua sorte, enfrentou o deserto e celebrou, carregado pelo vento selvagem e impetuoso que recria a vida", agregou.

Insistiu que "as palavras do profeta não são ciência, profetas e poetas sabem que só seremos humanos juntos, não sozinhos… e que a verdade é a que está plantada na Verdade de todas as religiões", disse ao saudar o companheiro de muitas décadas de trabalho conjunto, em prol de causas e compromissos a que não podiam faltar.

A celebração contou com a presença de personalidades como o sociólogo Carlos Alberto Gómez, que atuou no Centro de Estatística e Investigação Social (CERIS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Maria Helena Arrochelas, professor Lino e padre José Oscar Beozzo, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), do sociólogo e ex-frade dominicano Ivo Lesbaupin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do reverendo Mozart Noronha, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e da professora Maria Clara Bingemer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Jether é um dos fundadores do CEBI. A diretora nacional, Adeodata Maria dos Anjos (Pedro II/PI), enviou carta em nome de toda a família do CEBI, que com Jether aprendeu a ser mais ecumênica.