Notícias

Jether Ramalho celebra 90 anos

Clérigos e lideranças de igrejas cristãs e entidades ecumênicas renderam homenagem ao professor Jether Pereira Ramalho no domingo, 2 de dezembro, quando ele completou 90 anos de vida. O encontro deu-se no culto realizado na Igreja Cristã de Ipanema (ICI), zona sul da cidade.

Além dos membros da ICI, onde Jether e Lucília, sua companheira, são membros há décadas, a celebração reuniu ainda filhos, netos, bisnetos, membros da Igreja Congregacional de Bento Ribeiro, onde o pai de Jether foi pastor e onde seu irmão atuou como médico por muitos anos.

O pregador foi o reverendo Zwinglio da Mota Dias, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que baseou sua reflexão no profeta Jeremias e na escritora Cecília Meirelles, destacando como Jether passou por etapas: "o líder de movimentos da juventude casou-se e constituiu família, o odontólogo cedeu ao professor, sociólogo e político, o militante anticatólico converteu-se em decidido líder ecumênico".

Como Jeremias, acentuou Dias, Jether "foi convocado por Javé a proclamar o direito e o dever de todos quanto à vida, assumiu o poder misterioso da Palavra, com a verdade na frente e a história na mão, nunca lamentou sua sorte, enfrentou o deserto e celebrou, carregado pelo vento selvagem e impetuoso que recria a vida", agregou.

Insistiu que "as palavras do profeta não são ciência, profetas e poetas sabem que só seremos humanos juntos, não sozinhos… e que a verdade é a que está plantada na Verdade de todas as religiões", disse ao saudar o companheiro de muitas décadas de trabalho conjunto, em prol de causas e compromissos a que não podiam faltar.

A celebração contou com a presença de personalidades como o sociólogo Carlos Alberto Gómez, que atuou no Centro de Estatística e Investigação Social (CERIS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Maria Helena Arrochelas, professor Lino e padre José Oscar Beozzo, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), do sociólogo e ex-frade dominicano Ivo Lesbaupin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do reverendo Mozart Noronha, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e da professora Maria Clara Bingemer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Jether é um dos fundadores do CEBI. A diretora nacional, Adeodata Maria dos Anjos (Pedro II/PI), enviou carta em nome de toda a família do CEBI, que com Jether aprendeu a ser mais ecumênica.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×