Notícias

IV Encontro de jovens afro-cristãos começa na próxima sexta-feira (1º)

IV Encontro de jovens afro-cristãos começa na próxima sexta-feira (1º)
Começa na próxima sexta-feira (1º) o IV Encontro Afro Cristão, com o tema "Juventude Negra, sujeito de direitos", iniciativa da Igreja Metodista, em parceria com outras entidades civis e religiosas. O encontro segue até domingo (3), na Universidade Metodista de São Paulo, localizada no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

Desde que começou em 2008, o encontro, que é anual, tem a proposta de valorizar a autoestima das pessoas negras e, em especial, dos evangélicos negros, já que a questão étnico-racial não tem sido muito discutida dentro das igrejas, segundo explicou Diná da Silva Branchini, coordenadora do encontro. E neste ano, o evento tem um respaldo especial, já que 2011 foi declarado como o Ano Internacional da Juventude e Ano Internacional para Afrodescendentes.

Em parceria com a Rede Ecumênica da Juventude, Diná ressaltou a participação dos jovens durante o evento. "A ideia é dar espaço para os jovens participarem e dizerem o que querem", disse, comentando que o protagonismo juvenil é estimulado por meio das palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos.

"Uma inovação é a apresentação de trabalhos acadêmicos, porque muitos pesquisadores negros acabam não continuando seus estudos", comentou. Ela disse que a proposta é apresentar o trabalho para leigos e assim, valorizar a troca de experiência.

Os trabalhos acadêmicos devem abordar o tema do encontro "Juventude Negra, sujeito de direitos" e aprofundar um dos sub-temas: Políticas Públicas para juventude negra, Teologias voltadas para aspectos socio-culturais da juventude negra ou Relações de Gênero, abordando sexualidade, raça, etnia e classe social.

Ao final do evento haverá uma avaliação dos trabalhos apresentados e os selecionados serão publicados na revista Identidade! que pode ser conferida através do site: http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade.

A programação prevê ainda a realização de palestras, painéis, momentos de espiritualidade e comemoração. A palestra de abertura do encontro falará sobre o "Panorama das Juventudes negras no Brasil", com a participação do fundados da Faculdade Zumbi dos Palmares. Na parte da tarde do primeiro dia, começam as apresentações dos acadêmicos.

No sábado (2), uma oração abre as atividades do dia. A primeira palestra do dia será "Juventude Negra e a Consquista de Direitos". Em seguida acontece o Painel das Juventudes, e durante a tarde é a vez das Rodas de Diálogo, com debates e propostas sobre Políticas Públicas, Gênero, Teologias.

A última palestra acontece na manhã de domingo (3) com o tema do evento. Para encerrar o encontro será feita uma Carta de 'Compromissos Negros', que deve ser apresentada em outros eventos e conferências de juventude pelo país.

Diná ressaltou que como ministério representando a fé cristã, será interessante vivenciar o ecumenismo, em uma experiência de diversidade de pessoas de diferentes lugares e religião, ou de pessoas sem religião. "Teremos participantes da Amazônia, da região Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro. Vai ser bem interessante experimentar essa diversidade toda", comentou.

Mais informações pelo blog: http://4encontroafrocristao2011.blogspot.com/

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×