Notícias

Irmã Cleide Lazarin – A ÁGUA DA VIDA E A VIDA – QUEM É A VIDA? O QUE É A VIDA?

 

Caríssima querida Irmã Cleide Lazarin, existem momentos na vida em que os pensamentos se confundem, as emoções tropeçam e as palavras são insuficientes. É assim que sinto a reação das pessoas que como eu te conheceram, conviveram contigo. Mesmo que, também como eu, por tão pouco tempo, e em poucas vezes. É assim que me sinto. A notícia da tua Páscoa, como água que busca apaixonadamente o Oceano, sedenta de eternidade, nos deixou assim: sem palavras. Você é uma fonte de Luz, de ternura, de serenidade, de esperança e de amorosidade. Fonte de onde jorra uma água que sacia a sede de andarilhos como eu e tantos outros, mas que estimula na gente aquele desejo de ter mais sede. Sede de encontrar, de acolher, de servir, de amar.

Como não lembrar aquela terça feira à tardinha, quando nos encontramos no CEBI-Curitiba? Você me acolheu como se me esperasse com saudade. Eu um teólogo leigo, anônimo, desimportante, tímido, mas cheio de ideias, é verdade. Conversamos sobre o CEBI; sobre vários assuntos bíblicos; sobre catequese, um dos teus carismas; sobre Paulo Freire; sobre Educação Popular; sobre a Leitura Popular da Bíblia; sobre o DABAR… Você me acolheu,  me incentivou, me fez elogios e disse: o CEBI precisa muito de você! Em seguida, me apresentou três solicitações de assessoria. Campo Mourão; Francisco Beltrão e Cascavel. É para você! Saiba que daquele dia em diante, eu não parei mais! Minha gratidão a você pelo testemunho, pela alegria e pela simplicidade. Aprendi com você a dizer não para muitas coisas e a jamais dizer não para um chamado. Aprendi com você a não gastar tempo querendo provar que sou bom, mas dedicando-me a ser bom. Embora saibamos que “Só Deus é Bom” (Mc 10,18).

É significativo que três mulheres do CEBI – Leonila Eckel; Lúcia Dal Pont e Wânia Scarpetto – tenham me pedido para escrever sobre você. É significativo perceber que tudo isso que você fez comigo e por mim, você fez com e para todas as pessoas que se aproximaram de você. Ouvindo o testemunho de Alceu Facco falando sobre você, meus olhos se abriram. Vi-me nele relatando os mesmos gestos, a mesma bondade, a mesma confiança e a mesma esperança. Esse dia 14 de janeiro de 2020, ficará marcado em nossas memórias como o dia de uma linda festa no céu. Como aquela festa e aquela alegria em Cafelândia no Paraná, quando você nasceu, no dia 28 de setembro de 1959. Só que ainda maior. Você conheceu, pregou e viveu a Palavra de Deus, com a alegria e com o mesmo encanto que a estudou. Além do mestrado em Ciências da Religião e várias especializações, não é possível relatar aqui, as Paróquias, as cidades e os lugares por onde você andou. A tua luz brilhará para sempre, iluminando os caminhos das Irmãs Catequistas Franciscanas e o nosso no CEBI. Que o Deus-Água-Viva que jorra para a Vida Eterna, te receba no céu e nos dê discernimento aqui na terra. Além de dois subtítulos de tua Dissertação de Mestrado como título para este texto, lembrando que você é Água-Vida-Mulher-Luz, encerro com a oração da sua Dissertação de Mestrado.

“Divina fonte da Vida. Dá-nos ouvidos atentos, Olhos contemplativos, Coração misericordioso, Mãos estendidas, Pés itinerantes para acolhermos os gemidos dos pobres, o grito da terra ferida, o clamor pela justiça e pela paz e assim vivermos nosso compromisso de gerar, cuidar e defender a vida. Toque nossos olhos, para que possamos enxergar; toque nossos ouvidos, para que possamos ouvir; toque nossa boca, para que possamos levar adiante tua mensagem; toque nossas mãos, para que possamos ofertar com disposição; toque nossos pés, para que possamos caminhar; toque nossa vida e nos envolva; toque nosso coração e nos permita sentir o seu amor… e cuidar da vida”.

Curitiba, 16 de janeiro de 2020.

João Santiago. Teólogo, Poeta e Militante.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×