Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

IPU emite “Carta Pastoral e Profética de Combate ao Racismo”

IPU emite “Carta Pastoral e Profética de Combate ao Racismo”
20 de novembro de 2020 Comunicação

CARTA PASTORAL E PROFÉTICA DE COMBATE AO RACISMO

 

O Conselho Coordenador da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, atento e solidário aos clamores, reflexões e ações do povo negro brasileiro, bem como sua história de sofrimentos, exclusão e lutas por justiça e liberdade, reafirma, através deste Pronunciamento, neste Dia da Consciência Negra, 20 de novembro de 2020, o compromisso histórico da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil de declarar que o racismo é pecado e crime, dos quais a sociedade brasileira precisa se converter e superar, em sua dimensão cotidiana e estrutural. A IPU se compromete, enquanto comunidade de discípulos de Jesus, a buscar o Reino de Deus e sua justiça, o que também passa, no nosso país, pela promoção de equidade racial.

Por esta razão, trazemos à memória dois documentos históricos de nossa igreja, nos quais a IPU expressa sua visão sobre esse assunto: o Pedido de Perdão aos Negros, aprovado pela nossa Assembleia Geral Ordinária, realizada em julho de 2008, no Espírito Santo, e o Pronunciamento 09/2015, sobre a necessidade de combater a intolerância e o racismo religioso.

No primeiro documento, nos desculpamos, reconhecemos e denunciamos que a criminosa concepção ocidental da superioridade branca apoiou a escravidão até o século XIX e muitas vezes ainda sustenta uma espécie de escravidão contemporânea, camuflada em subempregos, como os domésticos sem a carteira assinada, com valores de remuneração abaixo do salário mínimo ou em grande parte na prestação de serviços, no uso de mão-de-obra não especializada no campo e na cidade, dentre outros tantos exemplos de injustiça e violência.

No segundo, declaramos nosso repúdio a todos os atos de violência e agressão praticados em nome de uma suposta fé cristã contra pessoas ou espaços sagrados ligados a expressões religiosas de matriz africana, indígena e, inclusive, católico romanas, os quais, muitas vezes tem sua origem em sentimentos, idéias e discursos racistas.

Isto posto, a IPU reitera o que afirmou nestes documentos e recomenda às igrejas e presbitérios que os estudem, os divulguem e, a partir das reflexões propostas por eles, se engajem na luta contra todas  as  formas de discriminação, com ênfase especial contra a discriminação  étnico-racial.

Nenhum cristão vive um cristianismo maduro se permanece omisso diante deste pecado social que marginaliza e mata milhões de negros e negras em nossa pátria.

Que assim Deus nos ajude!

Conselho Coordenador da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (CC-IPU 2020-2023)

Rev. José Roberto da Silva Cavalcante – Moderador

Rev. Wilson Lords Torres – Vice Moderador

Presb. José Augusto Amorim Cunha Júnior – 1º Secretário

Rev. Francisco Benedito Leite – 2º Secretário

Presbª. Cristiane Correia Monteiro – Tesoureira

 

Fonte : http://ipu.org.br/?p=2059

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya