Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Igrejas e Organismos ecumênicos discutem Justiça Ambiental

Igrejas e Organismos ecumênicos discutem Justiça Ambiental
22 de agosto de 2011 Centro de Estudos Bíblicos

O Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil), que reúne além de agências cristãs locais e estrangeiras que apóiam projetos de desenvolvimento, também organismos ecumênicos, igrejas, conselhos de igrejas, movimentos sociais e seminários teológicos evangélicos, está realizando seu encontro amplo anual, em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de agosto. O CEBI  é uma das entidades coordenadoras do FE Brasil).

Um dos pontos altos da agenda do encontro, que neste ano tem como tema a "justiça ambiental", é a partilha de experiências locais em torno das questões ambientais e o início das primeiras convergências metodológicas rumo à conferência paralela (ou dos povos), que está em franco processo de organização tendo em vista a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012.

Os principais eixos da estratégia de participação do fórum na Rio +20 são a busca da visibilidade mundial das causas locais nas quais os membros do fórum estão envolvidas e o questionamento do modelo econômico vigente. "Discutir economia verde sem refletir acerca dos paradigmas para um novo modelo de desenvolvimento é apenas dar uma nova roupagem ao capitalismo", afirmou Aldalice Nicolau, da Universidade Popular (UNIPOP).

Além disso, o fórum também trabalha em torno da articulação de sua participação no Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio +20, no qual estão as mais de 20 redes articuladas nacional e internacionalmente, entre elas, por exemplo, a ABONG.

Reconhecido oficialmente como a instância nacional de ACT Aliança, o FE Brasil passa a adotar, a partir deste encontro, a sigla da Aliança em seu nome, passando a se chamar Fórum Ecumênico ACT Brasil (FE ACT Brasil).

 

FOTO: Participantes do encontro do FE ACT Brasil. (Marcelo Schneider/CMI)