Notícias

Identificados fazendeiros presos por ataque armado a índios em junho

Identificados fazendeiros presos por ataque armado a índios em junho
Os fazendeiros presos na manhã desta quinta-feira (18) pela Polícia Federal em Caarapó – a 283 quilômetros da Capital – foram identificados como Jesus Camacho, Vírgilho Mettifogo, Nelson Buainain Filho e Eduardo Yoshio Tomonaga, o “Japonês”. Segundo a PF, no total foram decretadas as prisões preventivas de cinco ruralistas, porém apenas quatro foram presos, pois o quinto, Dionei Guedin, está viajando.

A prisão dos fazendeiros faz parte da força-tarefa “Avá Guarani”, desencadeada para investigar o ataque armado que resultou em seis índios feridos a tiros e na morte do agente de saúde indígena Clodioude Aquileu Rodrigues de Souza, 26. O atentado aconteceu no dia 14 de junho, após a invasão da fazenda Yvu.

Além deles, mais uma pessoa foi presa pelo porte ilegal de duas armas de fogo. Até o fechamento desta matéria, ele foi identificado apenas como Paulo Sérgio e seria funcionário do fazendeiro que ainda não foi preso. As armas foram encontradas em sua residência durante o cumprimento de mandados de busca e a apreensão.

Os ruralistas aguardam na carceragem da Polícia Federal, entretanto foi levantada a possibilidade de serem levados para o Presídio Estadual de Dourados – a 233 quilômetros de Campo Grande – pela falta de vagas na unidade policial.

O advogado dos fazendeiros, Felipe Azuma, que assumiu hoje o caso, disse que está se inteirando do inquérito para pedir o relaxamento da prisão. “Meus clientes estavam colaborando com as investigações e sempre que foram chamados para depor eles atenderam”, disse, ao enfatizar que considerou a prisão dos ruralistas como desnecessária.

Ainda segundo apurado, produtores rurais da região estariam organizando uma manifestação em frente a delegacia da Polícia Federal para protestar contra a prisão dos fazendeiros.

Ação – Os mandados de prisão preventiva determinados pela Justiça Federal em Dourados a pedido do MPF (Ministério Público Federal) foram cumpridos pela Polícia Federal.

“De acordo com as investigações, os fazendeiros teriam envolvimento direto com o ataque e podem incorrer nos crimes de formação de milícia privada, homicídio, lesão corporal, constrangimento ilegal e dano qualificado”, afirma a assessoria do MPF.

Para o Ministério Público Federal, as prisões visam garantir a ordem pública e objetiva evitar novos casos de violência às comunidades indígenas da região – “que já sofreram novo ataque, em 11 de julho, o qual deixou outros três índios feridos, dois deles, adolescentes”.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×