Notícias

Hoje Jether Pereira Ramalho fez sua Páscoa e o CEBI Faz a memória da sua caminhada

Jether Pereira Ramalho, leigo da Igreja Congregacional, sociólogo, professor aposentado da UFRJ, militante ecumênico e ativo na luta e resistência contra a ditadura, um dos fundadores do CEBI e do CEDI, integrante do Koinonia e foi presidente do CESEEP.

Hoje, Jether fez a sua páscoa e o CEBI faz memória de sua caminhada e ousadia na construção do ecumenismo e da inserção das igrejas nas lutas por transformação social.

Desde os inícios da caminhada do CEBI, Jether não cansava de afirmar que o CEBI é genuinamente ecumênico, pois desde 1977, este professor de sociologia e impulsionador das causas comuns, ecumênicas e sociais apoiou e a gestação do CEBI a partir da escuta das necessidades de articular um serviço que ajudasse o povo no uso e interpretação da Bíblia, com o intuito de ajudar os cristãos no seu engajamento para a transformação da sociedade. Sua visão de mundo e da conjuntura nos anos 70 a se somar com tantos companheiros e companheiras sedentos por mudança e no enfrentamento dos projetos de opressão. Jether ousou naqueles anos de ditadura a levantar a bandeira do ecumenismo como um passo importante de resistência e luta. No tocante ao CEBI Jether junto com Frei Carlos foram os primeiros a viajar para reuniões com vários grupos para falar sobre a necessidade de um serviço de leitura da Bíblia.

Jether sempre apostou na derrubada das cercas que separam cristãos através da busca da unidade da Igreja na América Latina. Para ele a unidade é um dos sinais que a justiça, a paz, a igualdade tornarão evidente a construção do Reino de Deus.  A unidade ecumênica tem por missão fortalecer a unidade do povo, pois o ecumenismo deve ultrapassar os limites eclesiais e alcançar os movimentos populares. Jether nestes 40 anos do CEBI e no movimento ecumênico representou a voz a apontar os passos para o caminho das Igrejas na América Latina nos enfrentamentos dos mecanismos de opressão e dos fundamentalismos e sectarismos religiosos. Sua intuição: o ecumenismo tem de ser a bandeira de luta, a inspiração e fortalecimento da organização popular e com isso confirmar a vocação para a unidade e a universalidade na caminhada dos serviços ecumênicos com o povo nas periferias.

Seu sonho semeado nestes últimos 40 anos é que o movimento ecumênico seja espaço das lutas do povo e fortalecimento da teimosa esperança. Esta semente semeada por Jether Pereira Ramalho é que mantém e aquece a chama de uma nova oikoumene.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×