Gênero

E se fosse Deusa e não Deus

E se fosse Deusa e não Deus

O filme de Ridley Scott, Êxodo: Deuses e Reis, deixou-me intrigada com a figura de Deus. O autor ousou interpretar Deus como um menino e, aliás, um menino firme em seu propósito de salvar o povo da escravidão no Egito e que é muito duro com Moisés.

Fiquei pensando como seria Javé, pois é claro que o meu imaginário, que foi construído ao longo da vida, teve muitas influências: primeiro dos pais, segundo dos catequistas, que no meu caso foi um frei, terceiro das homilias, e de tantos outros eventos em que participei.

E, então, como seria Javé? No livro do Êxodo, a interpretação do nome já é uma problemática na apresentação de Deus a Moisés: “Moisés disse a Deus: quando eu for aos israelitas e disser ‘O Deus de vossos pais me enviou até vós’ e me perguntarem: ‘Qual o seu nome?’ que direi? Disse Deus a Moisés: ‘Eu sou aquele que é’. Disse mais: Assim dirás aos israelitas: ‘EU SOU me enviou a vós’” (Êxodo 3,13-14). Existem várias explicações sobre o nome do Deus do êxodo e vou ficar com “Eu sou o existente”. Eu existo, eu vejo, eu ouço o clamor do meu povo e desci para libertá-lo. Quer alguém mais presente que Ele? Se o dilema é “ser ou não ser”, a questão é que o Deus do êxodo “é”, faz-se presente ao ouvir o clamor e, através de uma pessoa, executa sua ação, demonstra sua existência ao revelar-se em vários sinais e prodígios contra os egípcios e permanece caminhando com o povo no deserto.

Muito bem, mas vou além. O Deus de Ridley Scott é um menino. E se fosse uma mulher? E se fosse uma Deusa? O Deus do Antigo Testamento, muitas vezes, aparece irado, vingativo e violento, o que parece não condizer com as características ditas femininas. Mas quem disse que o feminino tem que ser sempre delicado, dócil e sentimentalista? Estas características foram criadas pelo mundo masculino que, ao pretender manter a dominação sobre as mulheres, criou características pertencentes ao um sexo inferior ou frágil.

Falando ainda sobre as características, eu me pergunto: quantas mulheres no Brasil são chefes de família? Quantas mulheres foram abandonadas com seus filhos e, a partir daí, passaram a ser as provedoras de suas famílias? Quantos filhos e filhas foram criados pelas mães e não conheceram seus pais? Isso é ser sexo inferior ou frágil?

Na mitologia, temos as amazonas, mulheres guerreiras, que usavam cavalos e manejavam muito bem o arco e a flecha. Viviam somente mulheres em sua comunidade e, na época da reprodução, escolhiam o genitor de seus filhos. Ficavam só com as meninas, devolvendo os meninos aos pais. Diante disto, não poderia ser a nossa Deusa uma guerreira? Que, ao ser tocada pelo clamor dos hebreus, desce para libertá-los? Sendo masculino ou feminino seus sentimentos foram tocados pela opressão que aquele povo sofria. Seu amor por eles falou mais alto. Algo precisava ser feito. E o herói desta passagem será o filho bastardo da irmã do faraó, que por coincidência era filho de uma hebreia, mas que teve, a seu lado, várias mulheres corajosas: sua mãe legítima, sua irmã e sua mãe de criação.

Não importa ser Deus menino, homem ou mulher. O que importa é o amor desse Deus ou Deusa pelos hebreus que sofriam na escravidão. O que importa realmente é que possamos refletir, sem ter medo, sobre qual é o seu sexo, para não termos surpresas ao chegar diante da força maior do universo.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×