Notícias

Freiras do Brasil pedem voto contra Bolsonaro

publicado originalmente por Brasil247*

Segundo a carta da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB):

“não podemos votar em candidatos que pregam abertamente a violência, como solução para a segurança pública. E não faz parte de nossas escolhas apoiar aqueles que, sem nenhum pudor, discriminam as mulheres, os afrodescendentes, os indígenas, os pobres e as crianças”

O  texto é assinado pela presidente da CRB, a freira Maria Inês V. Ribeiro. A CRB é uma organização que tem milhares de membros em todo o país, ligados à Igreja Católica e, em sua maioria, freiras.

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) emitiu uma nota contra o voto no presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) ou em brancos e nulos. “Não podemos votar em candidatos que pregam abertamente a violência, como solução para a segurança pública. E não faz parte de nossas escolhas apoiar aqueles que, sem nenhum pudor, discriminam as mulheres, os afrodescendentes, os indígenas, os pobres e as crianças”, diz o texto assinado pela presidente da CRB, Ir. Maria Inês V. Ribeiro. A organização reúne milhares de freiras, monges, monjas e integrantes dos institutos religiosos e das sociedades de vida apostólica ligados à Igreja Católica presentes no Brasil.

“Evitemos votar em branco ou nulo. O voto branco ou nulo favorece aqueles que possuem mais dinheiro e já ocupam o espaço da política tradicional. O voto nulo ou branco é um voto de protesto e legítimo, mas, quando nós nos omitimos, corremos o risco de permitir que alguém inadequado ocupe o lugar de alguém íntegro”, afirma.

Leia a íntegra da nota:

Querida Irmã, querido Irmão!

Dirijo meu apelo a você e à sua comunidade, neste momento que antecede as eleições no Brasil. Reconheço que há um descrédito generalizado em relação à política e aos políticos. Respeito a consciência de cada um/a e suas opções. Assim, inspirados/as pelo Evangelho, busquemos critérios para escolher o que é melhor para o povo brasileiro. Somos Consagrados/as para servir e promover a vida em toda a sua extensão, a começar pelos mais pobres.

É importante vencer a indiferença e o pessimismo. Em uma época de crise como a nossa, é importante cultivar a esperança. Evitemos votar em branco ou nulo. O voto branco ou nulo favorece aqueles que possuem mais dinheiro e já ocupam o espaço da política tradicional. O voto nulo ou branco é um voto de protesto e legítimo, mas, quando nós nos omitimos, corremos o risco de permitir que alguém inadequado ocupe o lugar de alguém íntegro.

Além disso, não podemos votar em candidatos que pregam abertamente a violência, como solução para a segurança pública. E não faz parte de nossas escolhas apoiar aqueles que, sem nenhum pudor, discriminam as mulheres, os afrodescendentes, os indígenas, os pobres e as crianças.

Não há partido político ou candidatos ideais que correspondam 100% ao Evangelho. O joio e o trigo crescem juntos e se misturam em diferentes proporções na política, como em qualquer outra realidade humana. Precisamos discernir sobre o melhor possível, à luz do Espírito Santo, com os pés firmes na realidade.

Em nome da CRB, peço que você e sua comunidade procurem conhecer o perfil dos candidatos e candidatas a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Cada cargo tem sua importância para o nosso país. Examinem o que eles já realizaram, que projetos e causas defenderam em defesa da vida, dos pobres, das crianças e minorias. Analisem suas propostas para o futuro.

Por fim, peço-lhes que estendam esta mensagem aos leigos e leigas que atuam com vocês. Ajudem a nossa nação a superar a intolerância e a ilusão das soluções fáceis. Como discípulas missionárias e discípulos missionários, somos chamados por Jesus a colaborar com o bem comum.

Que Maria, nossa Mãe e Companheira, nos conduza a Jesus, como fez nas Bodas de Caná. E nos empenhe por uma sociedade justa, solidária e sustentável.

IR.MARIA INÊS V.RIBEIRO, Presidência e Diretoria da CRB Nacional.

Notícia publicada originalmente pelo site Brasil 247.

 

Conheça os livros do CEBI sobre Teologia Feminista:

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×