Notícias

França aprova lei que obriga supermercados a doarem suas sobras de comida a instituições de caridade

França aprova lei que obriga supermercados a doarem suas sobras de comida a instituições de caridade
Todos os anos, 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são jogados fora em todo o mundo. Esse desperdício pode mudar em breve, no entanto, pelo menos na França.

O Senado francês proibiu grandes supermercados (com mais de 400 metros quadrados) de descartar alimentos não vendidos, se tornando a primeira nação do mundo a tomar tal nobre decisão.

Em vez disso, os supermercados terão de assinar contratos de doação com instituições de caridade. A penalidade para quem não cumprir a lei é uma multa de até € 75.000 (no câmbio atual, cerca de R$ 327 mil) ou dois anos de prisão.
Qualidade e diversidade

De acordo com Jacques Bailet, chefe de uma rede de bancos de alimentos francesa chamada Banques Alimentaires, essa lei vai ajudar as instituições de caridade aaumentar a qualidade e diversidade dos alimentos que recebem.

Em entrevista ao jornal The Guardian, ele disse: “Em termos de equilíbrio nutricional, temos atualmente um déficit de carne e uma falta de frutas e legumes. Esperamos que [a lei] possa nos permitir pedir por esses produtos”.

Bancos de alimentos e instituições de caridade serão os responsáveis por recolher e armazenar a comida, de modo que mais voluntários e ajudantes serão necessários para lidar com o novo influxo de alimentos. A comida também deve ser levada a um centro próprio, e não simplesmente entregue na rua.

A França perde um número estimado de 7,1 milhões de toneladas de alimentos por ano, embora apenas 11% venha de supermercados (67% dos alimentos são desperdiçados por consumidores, e 15% por restaurantes), mas esse ainda é um passo importante para uma sociedade mais sustentável.
xemplo a ser seguido

Os ativistas por trás do movimento, que o iniciaram com uma petição encabeçada pelo político Arash Derambarsh, agora esperam que a União Europeia introduza uma legislação semelhante em toda a Europa, forçando os países a gerir melhor seus alimentos não vendidos.

Sob a lei francesa, os supermercados também serão proibidos de deliberadamente estragar alimentos, por exemplo vertendo água sanitária sobre eles para desencorajar as pessoas a vasculhar os caixotes do lixo.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×