Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Fé e resistência do Padre Reginaldo é tema de documentário em Recife

Fé e resistência do Padre Reginaldo é tema de documentário em Recife
5 de agosto de 2020 Comunicação

O documentário “Reginaldo Veloso: o Amor mais profundo” teve sua estreia nas plataformas digitais no último dia 3, na data do aniversário do religioso( 83) que mora e atua no estado de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife.

Reginaldo Veloso foi pároco no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, entre as décadas de 1970 e 1980 com uma atuação nas causas sociais e politicas inspiradas na Teologia da Libertação. A trajetória do religioso que enfrentou perseguições dentro e fora da Igreja, é contada no documentário, primeiro filme dirigido pela pernambucana Daniela Kyrillos. “Nossa ideia inicial era fazer um grande evento no Morro da Conceição, exibindo o filme para toda a população. Por conta da pandemia, a gente não faz ideia de quando isso será possível, mas é algo que ainda está nos nossos planos”, explica a diretora, que ainda planeja inscrever o longa-metragem em festivais.Com 2h13min de duração, o documentário busca retratar a vida do padre desde a sua infância até os dias de hoje, passando pelos momentos essenciais de sua trajetória.

Nascido em São José da Lage, Alagoas, Reginaldo foi para Roma em 1958. Lá ele estudou Teologia e História da Igreja e, em 1961, foi ordenado padre, dois dias antes da conclamação do Concílio Vaticano II, retornando ao Brasil em 1968.

Além do próprio Reginaldo, a diretora ouviu pessoas que estiveram ao lado dele no trabalho desenvolvido no Morro da Conceição e historiadores, que mostram o contexto político da época. As entrevistas revelam a opção do padre por caminhar ao lado das populações pobres e oprimidas, estimulando o povo a reivindicar direitos fundamentais, como água, transporte e habitação. Essa atuação desagradou a ala mais conservadora da Igreja e fez com o ele fosse afastado de sua paróquia.

Hoje em dia, Reginaldo é casado, tem um filho e ainda presta consultoria litúrgica à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assessora movimentos populares, pastorais e o Movimento dos Trabalhadores Cristãos-MTC.

 

Foto: Josiane Holz