Notícias

Faltando poucos dias para a Olimpíada, Rio dá um mau exemplo agredindo indígenas

Faltando poucos dias para a Olimpíada
Um péssimo exemplo: na noite desta terça-feira (19), policiais militares invadiram o Museu do Índio, que estava ocupado por representantes de diferentes etnias indígenas desde o dia 13. Faltando poucos dias para começar a Olimpíada, o Rio de Janeiro mostra a pior face possível para o mundo.

Durante toda a terça-feira, os ocupantes do Museu do Índio já esperavam pelo pior. Na realidade, eles já haviam passado por momentos de tensão no domingo.

Seguranças e funcionários agrediram manifestantes com bordunas (armas indígenas) que teriam sido retiradas do próprio acervo do museu. Mesmo caídos no chão, os ocupantes continuaram sendo agredidos.

O estrago foi enorme.

Nesta segunda-feira, a Justiça concedeu o pedido de reintegração de posse do prédio, onde também funciona a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio).

E ela aconteceu na noite desta terça-feira, com violência desproporcional por parte da Polícia Militar.

Segundo informações do Coletivo Carranca, além de agressões físicas e verbais, o advogado Aarão da Providência também foi detido por “supostamente desacatar um policial”.

Vídeos nas redes sociais mostravam o momento de caos e desespero por parte dos ocupantes.

A ocupação ocorre 3 anos após o antigo Museu do Índio, onde foi montada a Aldeia Maracanã, ter sido alvo de uma operação similar por parte do Estado, quando policiais militares expulsaram com violência a ocupação indígena no prédio. Os ocupantes do atual Museu do Índio exigem o retorno do prédio antigo para as tribos indígenas. Porém, desde 2013, o prédio se encontra nas mãos do poder público — abandonado e vazio.

Além disso, outras exigências como a extinção da PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a damarcação de terras indígenas também fazem parte das demandas do grupo.

Esse cenário de guerra contra os povos originários do Brasil ocorre faltando poucos dias para a realização do evento esportivo mais importante do mundo — os Jogos Olímpicos.

Além do estado do Rio de Janeiro passar por um momento delicado, sem condições de manter seu orçamento e cortando o salário dos funcionários públicos, a violência policial contra professores, estudantes, moradores da periferia e indígenas deve marcar negativamente o evento.

Um péssimo exemplo para o resto do mundo, justamente quando países como o Canadá caminham pelo lado oposto, reconhecendo a importância dos povos originários, abrindo portas para o desenvolvimento dessa população sem criminalização por parte do Estado.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×