Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Falece Ney Brasil Pereira, padre, exegeta, compositor e presença marcante na Pastoral Carcerária

Falece Ney Brasil Pereira, padre, exegeta, compositor e presença marcante na Pastoral Carcerária
5 de janeiro de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
Falece Ney Brasil Pereira
Faleceu nesta quarta-feira, 04, aos 86 anos de idade, padre Ney Brasil Pereira, único brasileiro a integrar a Pontifícia Comissão Bíblica, um grupo de 20 especialistas do mundo que se dedica ao estudo da Bíblia. O sacerdote estava internado no Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC).

Padre Ney Brasil Pereira igualmente teve uma presença marcante na Pastoral Carcerária. "É conhecida entre os pobres e mendigos, muitos ex-presidiários, de Florianópolis a "lista do padre Ney" que, mensalmente faz distribuição de dinheiro, segundo dizem. A fila já chegou a causar transtornos no Itesc, na Trindade", escreve Cacau  Menezes, jornalista, em nota publicada por Diário Catarinense, 05-01-2017.
Biografia

Nascido em 04 de dezembro de 1930 em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, padre Ney se formou em Teologia, em Roma. No início dos anos 60 conseguiu uma bolsa para estudar música nos Estados Unidos. Dez anos depois fez mestrado em Exegese, em Roma, e em 1973 retornou para Florianópolis.

Foi ordenado diácono em 30 de outubro de 1955 e presbítero em 25 de fevereiro de 1956, em Roma. EM 1956, assumiu como coadjutor na Paróquia Santíssima Trindade, em Florianópolis. Na cidade, desempenhou importantes trabalhos ao longo de seu sacerdócio. Este ano, comemorou o jubileu de diamante.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Ney fez parte do Grupo de Reflexão de Música Litúrgica.