Notícias

Eu sou a Ressurreição e a Vida (Jo 11,1-45) [Tomaz Hughes]

Para entender melhor este texto, temos que situá-lo no seu contexto dentro do Quarto Evangelho, o do Discípulo Amado.  Cumpre lembrar a divisão literária e teológica deste Evangelho. Os primeiros onze capítulos formam o que  é normalmente entitulado como “O Livros dos Sinais”, ou seja, eles relatam sete sinais (tradução melhor do que “milagres”) operados por Jesus.

Um sinal aponta para algo mais além, e os sinais relatados por João apontam para uma realidade mais profunda – eles revelam algo mais profundo sobre a pessoa e missão de Jesus. São eles: a mudança de água em vinho em Caná (2,1-11), a cura do filho dum funcionário real (4,46-54), a cura do paralítico em Betesda (5,1-18), a partilha de pães, (6,1-15), o caminhar sobre as águas (6,16-21), a cura do cego de nascença (9,1-41) e o sinal culminante, a Ressurreição de Lázaro (11,1-45), o texto de hoje.  Como bloco, formam o Livro dos Sinais, e preparam os Capítulos 13 a 20, “O Livro da Glorificação”.

Desafiam-nos a ler por trás das palavras e imagens, ou seja, não parar no visível, mas descobrir o que sinalizam sobre a pessoa e missão de Jesus e, consequentemente, a nossa missão também.  Portanto, devemos ter presente que o relato de um sinal sempre quer revelar algo sobre Jesus. Diferentemente das curas em Marcos, onde não se faz milagres a não ser que se tenha fé em Jesus, os sinais em João revelam uma verdade sobre ele e levam as pessoas a aprofundar a sua fé nele.  Assim, no texto de hoje, não devemos centralizar-nos sobre a pessoa de Lázaro, ou sobre os pormenores da história, mas descobrir o que João quer dizer sobre a pessoa de Jesus e a sua missão, através dessa narrativa.

Talvez possamos dizer que o centro do relato se encontra nos versículos 21-27.  Partindo da fé na ressurreição dos mortos, já corrente entre as camadas populares do judaísmo desde o tempo dos Macabeus, mas rejeitada pela classe dominante dos saduceus, João tece um diálogo entre Jesus e Marta, que culmina com a declaração que a Ressurreição e a Vida acontecem através do acreditar nele como o Enviado de Deus, que veio para que todos tivessem plena vida, dando a sua vida para que isso acontecesse (cf. Jo 10,10-11).

Vale notar que, no Evangelho de João, a primeira pessoa a professar sua fé no messianismo divino de Jesus é uma mulher, Marta.  Nos Sinóticos, isso cabe a Pedro (Mc 8,29).  Como a cegueira do cego de nascença servia para que a glória de Deus fosse revelada através da sua cura, revelando Jesus como Luz do mundo (Jo 9,3-5), a morte de Lázaro serve para revelar Jesus como Ressurreição e Vida (11,25-27).

Jesus traz esta Vida para todos, através da entrega da sua própria vida. O relato de João enfatiza que ele dará a sua vida para que todas as pessoas tenham a vida plena, colocando na boca do Sumo Sacerdote a famosa frase: “É melhor um homem morrer pelo povo do que a nação toda perecer” (11,50).  A libertação total que Jesus trouxe não acontece sem que ele se esbarre contra os interesses dos poderosos da sociedade que procurarão conter esta libertação, matando-o. É a maneira joanina de dizer a verdade que Marcos sublinha quando ele faz Jesus dizer “se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34).  A verdadeira vida exige luta contra tudo que é de morte, de dominação, de exploração, de exclusão.

Notemos que, no fim da história, Lázaro é desatado dos panos e sudário – pois ele vai precisá-los quando passará pela morte.  A Ressurreição de Jesus, que logo celebraremos, é diferente.  O cap. 20 de João faz questão de mencionar que, quando os discípulos entram no túmulo vazio, eles veem o sudário e os panos no chão – pois Jesus não foi simplesmente ressuscitado, mas passou pela Ressurreição, para a vida definitiva. O que aconteceu com Lázaro simplesmente prefigura o que aconteceria com Jesus de uma maneira mais definitiva e, por conseguinte, com todos e todas nós.

Que a nossa naquele que é “a Ressurreição e a Vida”, que veio “para que todos tenham vida e a vida plena” nos leve, não à religião intimista e individualista, sem maiores consequências na vida comunitária, social, política e econômicas, mas a um engajamento na construção do mundo que Deus quer, o mundo da verdadeira “Shalom” – um conceito que vai muito além do sentido do termo português “paz”, para indicar a plenitude do bem-viver, tudo o que Deus deseja para todos os seus filhos e suas filhas, como nos lembra o tema do programa catequético-bíblico da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nestes quatro anos: “Para que n´Ele nosso povos tenham vida”, o que implica levar a sério a Campanha da Fraternidade deste ano, em defesa das biomas brasileiras, elementos essenciais para uma vida plena.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×