Notícias

Estado Laico: a melhor receita para os direitos humanos

Estado Laico: a melhor receita para os direitos humanos
Católicas pelo Direito Decidir está preocupada com a laicidade no Brasil. Diferentemente do que dizem alguns ‘religiosos’, a laicidade não nega qualquer religião, ao contrário, as valoriza e entende que todas têm sua importância na vida das pessoas. No entanto, a laicidade implica a total isenção do Estado em relação às religiões no que diz respeito à elaboração e implementação das leis e políticas públicas. Nenhuma lei ou política deve ser orientada por dogmas religiosos.

Alguns dos piores momentos da história de nossa humanidade como as guerras e a escravidão, por exemplo, aconteceram justamente devido à imposição de ideologias fundamentalistas nos regimes políticos. O machismo, o racismo, a LGBTIfobia, a xenofobia etc. estão estreitamente ligadas a estes ideais. Devemos aprender com este erro e prezar pela nossa laicidade.

Os acontecimentos recentes no cenário político nacional demonstram que a laicidade vem sendo violada de forma sistemática, acintosa e perigosa. No processo golpista do impeachment, assistimos a momentos de horror protagonizados por políticos, que se dizem religiosos, ferindo escancaradamente o Estado laico. Em nome de ‘Deus’ e da ‘família’, esses cínicos senhores argumentam que estariam lutando contra a corrupção, no entanto, a maioria deles está comprovadamente envolvida com escândalos de corrupção, desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro, trabalho escravo etc. Tal fato não deve ser tolerado pela sociedade brasileira sob pena de perdemos nossa democracia para uma teocracia forjada por gente inescrupulosa.

Apesar da ação destes fundamentalistas, sabemos que existem religiosos que, como nós, querem e lutam por um país livre da intolerância, do ódio, da violência. É com estas pessoas, assim como com aquelas que não têm nenhuma adesão ou fé religiosa e, principalmente com os jovens, com quem queremos dialogar.

Convocamos todos vocês a, juntos conosco, denunciar a violação da laicidade de nosso país. Por isso, lançamos a campanha Estado laico: a serviço das liberdades de uma sociedade que é plural e diversa que conta com três animações produzidas pela Nosotras, com apoio da Fundação Ford.

Assistam e compartilhem nossos vídeos. Somente juntos poderemos reverter esta situação de desrespeito à laicidade que nos acomete a todos.

#EstadoLaicoDeFato #PelaDemocracia #ForaFundamentalistas

Católicas pelo Direito de Decidir

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×