Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Encontro de biblistas em Cuba

Encontro de biblistas em Cuba
Encontro de biblistas em Cuba
29 de junho de 2011 Centro de Estudos Bíblicos

Entre 22 e 25 de junho, aconteceu um seminário de avaliação da Leitura Popular da Bíblia promovido pelo Centro Memorial Martin Luther King (CMMLK) de Cuba e pelo CEBI

Foi a primeira reunião de uma caminhada que se propõe a revisar nosso trabalho bíblico em termos de metodologias e teologias estruturantes, tendo em vista avançar em nossas concepções hermenêuticas e teológicas para superar os desafios atuais e assim manter sempre vivo e atual o caráter libertador e transformador da leitura popular da Bíblia junto às mais variadas comunidades com quem atuamos.

Contatamos que nossas práticas e afirmações metodológicas, hermenêuticas e teológicas estão sendo desafiadas pela nebulosidade no campo político, pela insensibilidade frente às injustiças e desigualdades sociais, pelo crescimento do fundamentalismo e da exacerbação das discriminações xenofóbicas, homofóbicas, sexistas, clericais, que muitas vezes negam o reconhecimento da dignidade e de direitos para o "outro" e a "outra", e que ainda marcam muito fortemente nossos contextos. E muitas destas posturas envolvem grupos cristãos que, muitas vezes, são fundamentadas em leituras e teologias bíblicas. A estes somam-se ainda os desafios advindos dos sempre mais frequentes contatos interculturais e interreligiosos.

Para superar estas posições e fazer prevalecer culturas de solidariedade, de paz e de respeito à diversidade e aos direitos do meio ambiente, da terra e dos seres humanos, é necessário que em nossos grupos e movimentos comecemos a ensaiar uma compreensão descolonizada da Bíblia, das Teologias e das Religiões, isto é, resgatar o seu caráter promotor de vida e que parcialmente foi soterrado pelas influências das alianças com poderes monárquicos, sacerdotais e imperiais, e que marcam suas histórias. Para dar continuidade ao processo iniciado neste primeiro encontro, marcamos novo seminário para o próximo ano.