Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Em Assembleia da CESE, CEBI participa da visita ao Quilombo Rio dos Macacos

Em Assembleia da CESE, CEBI participa da visita ao Quilombo Rio dos Macacos
2 de junho de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
Em Assembleia da CESE
Uma das atividades previstas durante a Assembleia anual da CESE foi a visita ao Quilombo Rio dos Macacos. Na tarde do primeiro dia, a equipe da CESE, o Conselho Diretor, lideranças e representantes de igrejas, organismos ecumênicos e visitantes que participaram da assembleia puderam conferir de perto a luta da comunidade pelo território ocupado por eles há séculos

Atualmente, residem no quilombo cerca de 50 famílias, o que corresponde a quase 500 pessoas. Os moradores sobrevivem da agricultura de subsistência e também comercializam as frutas e verduras que plantam.

Com sede de justiça, uma das moradoras mais antigas do quilombo, Dona Olinda, contou aos presentes sobre as dificuldades encontradas pela comunidade desde que a Vila Militar da Marinha foi instalada no local. ”Durante a construção da barragem, meu pai, meu tio trabalharam, mas quando foram construir a Vila (Militar) expulsaram mais de 100 famílias do local e também querem nos tirar daqui”.

Segundo os quilombolas, após muitos pedidos, o INCRA esteve no local e ofereceu um terço das terras disponíveis para a comunidade, que não aceitou o acordo.

Questionada sobre a importância do apoio da CESE aos projetos do grupo, a Coordenadora do quilombo, Rose Meire Santos destacou, “É muito importante ter a CESE como nossa parceira. Uma instituição que sempre está de portas abertas para nos receber, e mesmo que a ajuda não seja financeira, a CESE nos apoia na defesa do nosso território”.

A diretora-executiva da CESE, Sônia Mota, finalizou o encontro reafirmando o apelo pela permanência do quilombo.

— Nós lamentamos estar aqui, porque se não estivéssemos significaria que vocês estariam bem. Mas a nossa presença mostra o compromisso com a comunidade.

Frases que representavam a luta dos quilombolas e o apoio à causa foram lidas pelos dirigentes da CESE, de várias partes do país. Uma muda de pau-brasil foi plantada na comunidade para simbolizar o reconhecimento da importância dos quilombolas no território.

 
O CEBI esteve representado na Assembleia da CESE e na visita ao Quilombo Rios dos Macacos por Odja Barros e Edmilson Schinelo.
 
Confira no anexo 1  a Carta Denúncia: Nota de Apoio à Comunidade do Quilombo Rio dos Macacos.

Veja algumas das fotos da visita ao Quilombo Rio dos Macacos
 
""
 
""
 
""
 
""