Notícias

Em Assembleia da CESE, CEBI participa da visita ao Quilombo Rio dos Macacos

Em Assembleia da CESE
Uma das atividades previstas durante a Assembleia anual da CESE foi a visita ao Quilombo Rio dos Macacos. Na tarde do primeiro dia, a equipe da CESE, o Conselho Diretor, lideranças e representantes de igrejas, organismos ecumênicos e visitantes que participaram da assembleia puderam conferir de perto a luta da comunidade pelo território ocupado por eles há séculos

Atualmente, residem no quilombo cerca de 50 famílias, o que corresponde a quase 500 pessoas. Os moradores sobrevivem da agricultura de subsistência e também comercializam as frutas e verduras que plantam.

Com sede de justiça, uma das moradoras mais antigas do quilombo, Dona Olinda, contou aos presentes sobre as dificuldades encontradas pela comunidade desde que a Vila Militar da Marinha foi instalada no local. ”Durante a construção da barragem, meu pai, meu tio trabalharam, mas quando foram construir a Vila (Militar) expulsaram mais de 100 famílias do local e também querem nos tirar daqui”.

Segundo os quilombolas, após muitos pedidos, o INCRA esteve no local e ofereceu um terço das terras disponíveis para a comunidade, que não aceitou o acordo.

Questionada sobre a importância do apoio da CESE aos projetos do grupo, a Coordenadora do quilombo, Rose Meire Santos destacou, “É muito importante ter a CESE como nossa parceira. Uma instituição que sempre está de portas abertas para nos receber, e mesmo que a ajuda não seja financeira, a CESE nos apoia na defesa do nosso território”.

A diretora-executiva da CESE, Sônia Mota, finalizou o encontro reafirmando o apelo pela permanência do quilombo.

— Nós lamentamos estar aqui, porque se não estivéssemos significaria que vocês estariam bem. Mas a nossa presença mostra o compromisso com a comunidade.

Frases que representavam a luta dos quilombolas e o apoio à causa foram lidas pelos dirigentes da CESE, de várias partes do país. Uma muda de pau-brasil foi plantada na comunidade para simbolizar o reconhecimento da importância dos quilombolas no território.

 
O CEBI esteve representado na Assembleia da CESE e na visita ao Quilombo Rios dos Macacos por Odja Barros e Edmilson Schinelo.
 
Confira no anexo 1  a Carta Denúncia: Nota de Apoio à Comunidade do Quilombo Rio dos Macacos.

Veja algumas das fotos da visita ao Quilombo Rio dos Macacos
 
""
 
""
 
""
 
""
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×