Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Eleições 2018 – Direitos territoriais e economia dos povos da floresta no próximo mandato presidencial

Eleições 2018 – Direitos territoriais e economia dos povos da floresta no próximo mandato presidencial
3 de setembro de 2018 Centro de Estudos Bíblicos

via ISA*

Estamos em pleno período eleitoral e a pauta socioambiental tem sido ignorada pela maioria dos candidatos à Presidência em debates e entrevistas. Nosso papel é mostrar que o tema deve ser tratado sim – e com destaque -, pois ele é transversal aos grandes assuntos que dominam as eleições; economia, saúde, segurança e educação.

Para influenciar os planos de governo dos candidatos a presidente, nós do ISA elaboramos o documento “Eleições 2018 – Direitos territoriais e economia dos povos da floresta no próximo mandato presidencial”. A publicação contém propostas e recomendações que focam no ordenamento territorial de Terras Indígenas, Quilombos, Áreas Públicas destinadas a comunidades tradicionais e Unidades de Conservação; e na promoção da economia da floresta.

Entregamos o documento para as principais candidaturas, entre elas Marina Silva (Rede Sustentabilidade), Guilherme Boulos (PSOL), Lula (PT) e às coordenações das campanhas do PDT, Podemos e PSDB.

Nosso boletim de aúdio semanal, o Copiô Parente, também está engajado nas eleições. Desde a semana passada, o boletim lançou uma série especial chamada “Copiô, Candidat@?”, que promove entrevistas com os principais candidat@s à Presidência com perguntas enviadas diretamente da floresta, por lideranças indígenas, quilombolas e extrativistas de várias partes da Amazônia.

Queremos que os principais temas socioambientais sejam contemplados e aproximar os povos da floresta das propostas dos candidatos à Presidência.

O “Copiô, Candidat@?” está em sua segunda edição agora, com candidata Marina Silva (Rede Sustentabilidade). A primeira edição do programa contou com a participação da vice-candidata à Presidência e primeira indígena a compor uma chapa presidencial, Sônia Guajajara (PSOL). Ouça aqui.

Partilhado por Adriana Ramos, Coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental (PPDS) do Instituto Socioambiental – ISA.