Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

O que é a “diversidade” religiosa

O que é a “diversidade” religiosa
29 de agosto de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
Portal das Comunidades Eclesiais de Base
As religiões constituem uma pedra angular da convivência social e de organização política. De entidades residuais, como foram consideradas durante a afirmação do secularismo, voltaram a ocupar o espaço público, levantando muitas questões novas.

Hoje, as longas ondas da globalização vêm causando a miscigenação das culturas, impondo uma pluralidade de formas de fé. Falar da religião significa enfrentar a pluralidade de diferentes crenças, cada uma portadora de suas próprias histórias, tradições e identidades.

A “diversidade religiosa” modela cada vez mais as relações e as dinâmicas do Ocidente. Não é coincidência que o termo “sociedade pós-secular” entra cada vez mais nas características da contemporaneidade, mas essa imagem ainda precisa ser aprofundada, descrita e ajustada. Uma confirmação de que o sagrado não é facilmente marginalizável, ou até mesmo suprimível, como o positivismo costumava acreditar.

A emancipação, a racionalidade, a ciência não substituem a fé, mas se integram com ela, pois a demanda pela verdade, pelo absoluto e pelo eterno nunca morre e só se torna mais premente à medida que o homem progride.

Um mundo plural por “diversidade religiosa” levanta questões teóricas sobre a natureza da fé individual e sobre a legitimidade da pretensão de verdade que cada religião avança em relação às outras; porém, insta também escolhas práticas a partir da convivência na mesma sociedade. Depois, há o grande tema de como o Estado deve tratar uma religião: que liberdades permitir, que limites impor.

Dimensões filosóficas e políticas dessa complexa e multifacetada problemática são tratadas com clareza e profundidade por Roger Trigg, filósofo britânico, que leciona nos Estados Unidos na Universidade de Georgetown e está envolvido em um projeto sobre a liberdade religiosa no Berkeley Center. Se atualmente a atenção do Ocidente está focada no fanatismo religioso, com suas derivações fundamentalistas ou sobre as formas impróprias para fazer valer a própria pretensão de verdade, não podem ser negligenciadas ou tratadas sumariamente as questões colocadas pelas religiões.

Trigg alerta principalmente contra um erro: classificar o fenômeno da “diversidade” como um mero “pluralismo religioso”, no qual todos os credos são iguais, afirmando uma visão e uma interpretação relativista das realidades. O “relativismo religioso” impede de perceber as especificidades de cada fé e de estabelecer prioridades: aspectos cruciais quando chega o momento das escolhas concretas que afetam a convivência social e o espaço público.

O relativismo ameaça banalizar as religiões e anular o uso correto do princípio da tolerância. Questões bastante significativas.

Fonte: Comentário de Giovanni Santambrogio, publicado por Il Sole 24 Ore, 27/08/2017. A tradução é de Luisa Rabolini, por Instituto Humanitas.

Foto de capa: Portal das Comunidades Eclesiais de Base

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya