Ecumenismo

Igreja e Sociedade [Marcelo Barros]

Igreja e Sociedade  [Marcelo Barros]
"Igreja e Sociedade" é o tema que a Igreja Católica no Brasil assumiu para a Campanha da Fraternidade 2015. Essa é aberta por uma palavra do papa Francisco nessa quarta feira que dá início ao tempo da Quaresma e à preparação para a celebração da Páscoa. A Campanha da Fraternidade  nos lembra que a verdadeira espiritualidade passa pelo cuidado com as outras pessoas.  A Campanha da Fraternidade desse ano recorda que há 50 anos, a Igreja Católica encerrava o Concílio Vaticano II. Essa reunião de todos os bispos católicos do mundo se propunha a renovar profundamente a vida e a ação das Igrejas cristãs. Para isso, refletiu sobre a natureza da Igreja, as bases de sua fé e a sua missão no mundo. Produziu 16 documentos que, até hoje, são referência para a ação pastoral. Um dos mais importantes, publicado em dezembro de 1965 é a Constituição sobre a Igreja no mundo de hoje (Gaudium et Spes). Tanto através desse documento, como pelo testemunho dos bispos reunidos no Concílio, a Igreja Católica se propôs a aprofundar o diálogo amigo e humilde que o papa João XXIII tinha iniciado com a humanidade, com as pessoas crentes e também as descrentes. Esse diálogo que, nas últimas décadas, tinha sido interrompido, foi retomado, nos nossos dias, pelo papa Francisco.
 
No cinquentenário do encerramento do Concílio Vaticano II, a Campanha da Fraternidade de 2015 propõe como objetivo geral: “aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do povo de Deus” (Texto-base, p. 10). Esse objetivo geral quer se concretizar em algumas metas específicas, como “atuar profeticamente, à luz da opção pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária” (idem, p. 10).
No documento da CF 2015, a CNBB aponta um retrato bastante complexo da sociedade brasileira. Atualmente, o Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas, das quais mais de 80% concentradas nas cidades. Essa urbanização por demais rápida não foi acompanhada de adequadas políticas de moradias. O transporte público é ineficiente. Mais de 50% dos domicílios brasileiros não tem saneamento básico. E os cuidados com a saúde ainda são insuficientes. A violência não para de crescer, sob todas as formas e em todos os extratos da sociedade. Os programas sociais do governo reduziram a pobreza extrema da população de 9, 7% para 4, 3%. E a mortalidade infantil teve uma baixa importante nesses últimos anos. No entanto, a ascensão social de uma parte da classe trabalhadora foi importante. Garantiu a muitos uma necessária e justa segurança alimentar, mas, muitas vezes, possibilitou um maior acesso ao consumo e não a uma melhor qualidade de vida. Melhorou as condições de vida, mas não conseguiu mudar as estruturas básicas da sociedade na direção de um país mais justo. A CNBB assume como sendo expressão do serviço da Igreja Católica à sociedade brasileira a ação das pastorais sociais e as diversas campanhas sociais como as que se fazem em favor de um Plebiscito para a Reforma Política e o Grito dos Excluídos. O texto da CF 2015 deixa claro que ainda há muito a fazer e que a oportunidade dessa celebração da Quaresma e Páscoa deveria nos animar a preencher essas lacunas e aprimorar o serviço da Igreja à sociedade.
Em uma sociedade muito fragmentada e individualista, é cada vez maior o número de pessoas que buscam uma espiritualidade profunda que responda à sede de infinito e do sentido da vida que existe no coração humano. No entanto, é importante que essa busca espiritual não nos aliene das responsabilidades fundamentais da vida social, dos deveres da cidadania e da solidariedade com os nossos irmãos e com a natureza ameaçada. A celebração da Páscoa de Jesus nos recorda que Deus quer entrar na nossa vida para nos levar a dar um passo (em hebraico: páscoa) de libertação para nosso povo, para o universo, como também para o interior de cada um/uma de nós. Uma palavra proclamada até hoje nas sinagogas judaicas repete a cada ano para o mundo todo: “Quando Deus conduziu o seu povo da escravidão para a liberdade e o fez passar pelo mar a pé enxuto, foi pensando em nós, de todas as gerações do mundo, que ele fez essas maravilhas”.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×