Ecumenismo

Economia, ecologia e Comunhão [Marcelo Barros]

Economia

As comunidades católicas  costumam celebrar uma festa para adorar a presença do Cristo na Eucaristia. Essa comemoração foi criada na Idade Média, em meio a polêmicas contra heresias. Por isso, contém um desafio ecumênico.

Não se deveria celebrar um sacramento da unidade para reforçar expressões dogmáticas que agravam a divisão entre as Igrejas cristãs. No entanto, celebrar a presença divina no alimento, simbolizado pelo pão e pelo vinho, é um modo de afirmar que Deus está presente na luta cotidiana das pessoas, para garantir o pão nosso de cada dia. O pão e o vinho da comunhão recordam que, cada vez em que, como irmãos e irmãs, partilhamos o alimento e a vida, testemunhamos ao mundo que Jesus está presente em todo ato de solidariedade e amor fraterno.

No século IV, Santo Agostinho ensinava aos fieis: “Na ceia de Jesus, esse pão representa o que vocês são: corpo de Cristo. O pão é símbolo e sacramento da comunidade. É quando vivemos em comunidade que somos a presença de Cristo no mundo” (sermão 277).  Por isso, ao participar do mesmo pão, a comunidade cristã propõe que se organize o mundo a partir da partilha e não da concorrência e do individualismo. Em outras religiões, também há ritos através dos quais o Espírito Divino vem participar da mesa das comunidades. De um modo ou de outro, as diversas tradições espirituais revelam que a convivência humana pode ser organizada a partir da comunhão. No Judaísmo, a cada ano, a Páscoa é celebrada em uma ceia. No Islã, o jejum do Ramadã se conclui com uma refeição de festa e confraternização. Nos cultos afro-brasileiros, mesmo nas comunidades mais pobres, em todas as festas, as refeições são sempre abertas a todos/as que querem participar da comida dos Orixás.

Atualmente, a celebração de toda Eucaristia deveria ampliar no coração dos crentes o projeto de unidade. A ceia é sinal e instrumento de unidade entre os cristãos. Mais ainda: significa que a humanidade inteira pode ser uma comunidade reunida na partilha. E pode incluir os animais, plantas e todo ser vivo. A ciência já provou que, organicamente, somos todos da mesma família. O DNA de um ser humano não é essencialmente distinto do DNA de outro mamífero. Não existe vida isolada. O que constitui a vida é uma permanente interdependência de células e organismos. A Ecologia quer ser a ciência e a arte dessa relação entre todos os seres vivos. De fato, a vida depende de ecossistemas, necessários para que animais e vegetais possam sobreviver e se proteger uns aos outros. A Carta da Terra sublinha que todos os seres vivos formam uma verdadeira “comunidade da vida”. A festa de Corpo de Cristo pode lembrar aos cristãos que, atualmente, o universo inteiro se constitui como um imenso “corpo de Deus”, ou seja, uma presença amorosa do Espírito Divino em todos os seres vivos.

A ciência que tem administrado os bens da sociedade humana é a Economia. Etimologicamente, o termo economia vem da mesma raiz de ecologia e ecumenismo. No prefixo dessas três palavras, encontramos o termo grego: oikos que significa casa. A Economia deve cuidar da administração da sociedade como uma casa comum a todos. Infelizmente, a sociedade dominante concebe e organiza a Economia apenas como ciência das finanças e para reforçar o lucro de quem já possui dinheiro e riquezas. Não se preocupa com o bem comum e com a vida de todos. Trata a terra e a natureza como meras mercadorias para manter a desigualdade social. Por isso, a parte mais consciente da humanidade se volta para a Ecologia como um caminho novo de um ecossocialismo baseado no bem-viver para todos. Quer inspirar uma nova concepção de economia, baseada no respeito aos bens comuns e orientada para a vida e a comunhão de todos: uma Economia ecológica.

Nesses dias, os cristãos conscientes e responsáveis se unem a toda humanidade que, conforme a proposta da ONU, consagra o dia 05 de junho, sexta feira, como “dia internacional do meio-ambiente”.

Para os cristãos, a ressurreição de Jesus recapitula toda a criação (Rm 8,19-21; Col 1,20; Ef 1, 9-10). Jesus ressuscitado assume a figura do Cristo Cósmico, uma profecia do ser humano renovado no qual Deus e humanidade se unem. O mundo é predestinado à transfiguração para se tornar um novo céu e uma nova terra. No século IV, São Gregório de Nazianzo, bispo oriental, comentou: “O Criador colocou o ser humano sobre essa terra, como um novo anjo, completamente inserido em toda a natureza criada por Deus, para lhe revelar sempre que todo o universo é divinizado pela presença amorosa do Espírito” .

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×