Notícias

Desastre anunciado: “Para as grandes mineradoras, o mais importante é o lucro”

O CEBI, ao lado de muitos outros movimentos sociais, há anos denuncia o comportamento predador das grandes mineradoras que, sem qualquer responsabilidade ambiental, sugam e escoam as riquezas do solo e dos rios brasileiros.

 Transcrevemos abaixo a Nota do Sindicato Metabase Inconfidentes e da CSP-Conlutas sobre o grave acidente na barragem da Samarco Mineração.

Na tarde desta quinta-feira, tivemos a triste notícia da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco.
Até o fechamento desta nota, não havia dados oficiais sobre mortos e desaparecidos. De acordo com o sindicato Metabase Mariana, havia até o momento entre 15 e 16 mortos e 45 desaparecidos. Além disso, o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi totalmente destruído. O distrito de Paracatu de Baixo também foi atingido.
 
O Sindicato Metabase Inconfidentes e a CSP-Conlutas se solidarizam com as vítimas e se colocam à disposição dos trabalhadores e das comunidades neste momento de dor e sofrimento. Também nos colocamos à disposição do Metabase Mariana, representante dos trabalhadores da Samarco Mineração para, juntos, darmos uma resposta do conjunto do movimento sindical para este grave problema causado pela Samarco.
 
A política da Samarco para com os trabalhadores e as comunidades é a mais perversa possível. Uma empresa que lucra bilhões todos os anos e investe muito pouco em seus trabalhadores, em segurança e nas cidades.
 
Há aproximadamente um mês, a CSP-Conlutas divulgou um boletim informativo com uma grave denúncia sobre o aumento dos acidentes de trabalho na empresa. Mesmo diante da grave situação de risco, a Samarco manteve sua produção, sem se preocupar com os riscos de acidentes iminentes. Para as grandes mineradoras, o mais importante é o lucro. A preocupação com a vida dos trabalhadores e das comunidades é secundarizada.
 
É necessário construirmos uma forte luta contra a exploração das grandes mineradoras. Para isso, é fundamental a unidade entre o conjunto do movimento sindical para organizar mobilizações junto aos trabalhadores contra os desmandos dessas empresas. O Sindicato Metabase Inconfidentes e a CSP-Conlutas estão à serviço desta luta.
 
Mariana, 05 de novembro de 2015

Saiba mais sobre o envolvimento da empresa Vale S.A no caso de Minas Gerais.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort