Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Desastre anunciado: “Para as grandes mineradoras, o mais importante é o lucro”

Desastre anunciado: “Para as grandes mineradoras, o mais importante é o lucro”
6 de novembro de 2015 Centro de Estudos Bíblicos

O CEBI, ao lado de muitos outros movimentos sociais, há anos denuncia o comportamento predador das grandes mineradoras que, sem qualquer responsabilidade ambiental, sugam e escoam as riquezas do solo e dos rios brasileiros.

 Transcrevemos abaixo a Nota do Sindicato Metabase Inconfidentes e da CSP-Conlutas sobre o grave acidente na barragem da Samarco Mineração.

Na tarde desta quinta-feira, tivemos a triste notícia da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco.
Até o fechamento desta nota, não havia dados oficiais sobre mortos e desaparecidos. De acordo com o sindicato Metabase Mariana, havia até o momento entre 15 e 16 mortos e 45 desaparecidos. Além disso, o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi totalmente destruído. O distrito de Paracatu de Baixo também foi atingido.
 
O Sindicato Metabase Inconfidentes e a CSP-Conlutas se solidarizam com as vítimas e se colocam à disposição dos trabalhadores e das comunidades neste momento de dor e sofrimento. Também nos colocamos à disposição do Metabase Mariana, representante dos trabalhadores da Samarco Mineração para, juntos, darmos uma resposta do conjunto do movimento sindical para este grave problema causado pela Samarco.
 
A política da Samarco para com os trabalhadores e as comunidades é a mais perversa possível. Uma empresa que lucra bilhões todos os anos e investe muito pouco em seus trabalhadores, em segurança e nas cidades.
 
Há aproximadamente um mês, a CSP-Conlutas divulgou um boletim informativo com uma grave denúncia sobre o aumento dos acidentes de trabalho na empresa. Mesmo diante da grave situação de risco, a Samarco manteve sua produção, sem se preocupar com os riscos de acidentes iminentes. Para as grandes mineradoras, o mais importante é o lucro. A preocupação com a vida dos trabalhadores e das comunidades é secundarizada.
 
É necessário construirmos uma forte luta contra a exploração das grandes mineradoras. Para isso, é fundamental a unidade entre o conjunto do movimento sindical para organizar mobilizações junto aos trabalhadores contra os desmandos dessas empresas. O Sindicato Metabase Inconfidentes e a CSP-Conlutas estão à serviço desta luta.
 
Mariana, 05 de novembro de 2015

Saiba mais sobre o envolvimento da empresa Vale S.A no caso de Minas Gerais.