Notícias

Curso Intensivo de Língua e Cultura Guarani (Kaiowá) para iniciantes e experientes

Graciela Chamorro convida para um curso de “língua e cultura guarani”(o más bien kaiowá), que será oferecido no Casulo – Espaço de Cultura e Arte, em Dourados, MS, Brasil. Veja abaixo a proposta do curso.

O curso acontece de 02 a 13 de setembro de 2019. São 50 horas-aula presenciais, com experiência opcional de inserção em comunidades e escolas indígenas, no contraturno, nas proximidades de Dourados.

O local do encontro será o espaço CASULO – Espaço de Cultura e Arte, localizado em Dourados, Mato Grosso do Sul. (Saiba mais sobre o CASULO na página do Facebook).

As pessoas dice Graciela Chamorro e assistentes indígenas e não indígenas.

Ementa

As línguas do grupo guarani; recorte: Brasil-Paraguai; as línguas gerais do Brasil e a língua guarani do Paraguai; a língua guarani “standard” e as línguas mbyá, kaiowá e guarani; relação língua-cultura dos três grupos falantes de línguas guarani. Introdução à estrutura das línguas guarani: nomes, pronomes, verbos, adjetivos, posposições, partículas diversas [na fala e no texto escrito]. Conversação: saudações, apresentação, perguntas comuns em uma visita, situar-se no espaço e no tempo, alegria e tristeza, nascer-crescer-morrer, saúde-doença-cura, indígena e não indígena, abundancia e carestia, brincadeiras, histórias, sonhos e expectativas. Leitura: textos para iniciantes e participantes experientes. Tópicos da cultura: o corpo humano, a casa, a alma, a palavra, a reza, os humanos e os outros seres, a terra, o trabalho, a arte, o direito.

Temas propostos pel@s participantes. Visitas guiadas às comunidades indígenas. Conforme interesse, contação de história em guarani, raps e músicas tradicionais em guarani e kaiowá.

Público alvo: O curso se destina a pessoas que desejam iniciar ou prosseguir seu estudo na língua guarani, iniciar ou aprofundar seu conhecimento das práticas culturais e do pensamento kaiowá e guarani, interagir e se relacionar com falantes dessa língua.

Certificado: O Casulo oferecerá um certificado de participação para quem tiver no mínimo 75 % de frequência.

Hospedagem para cursistas de outras cidades: No CASULO não temos espaços para hospedagem desta vez. Mas se alguém precisar de hospedagem, podemos indicar alguns locais.

Investimento proposto [Fotocópias incluídas]: R$ 800,00 por pessoa. Se precisar de desconto, contate com a organização. O valor arrecadado redundará na compra de equipamentos para o Casulo e possibilitará a continuidade do trabalho que a entidade mantém com indígenas.

Endereço eletrônico: [email protected] / Whatsapp: (67) 981418810 (Graciela).

Baixe aqui a ficha de inscrição para o Curso Intensivo de Língua e Cultura Guarani.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×