Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Curso Intensivo de Língua e Cultura Guarani (Kaiowá) para iniciantes e experientes

Curso Intensivo de Língua e Cultura Guarani (Kaiowá) para iniciantes e experientes
4 de agosto de 2019 CEBI Secretaria de Publicações

Graciela Chamorro convida para um curso de “língua e cultura guarani”(o más bien kaiowá), que será oferecido no Casulo – Espaço de Cultura e Arte, em Dourados, MS, Brasil. Veja abaixo a proposta do curso.

O curso acontece de 02 a 13 de setembro de 2019. São 50 horas-aula presenciais, com experiência opcional de inserção em comunidades e escolas indígenas, no contraturno, nas proximidades de Dourados.

O local do encontro será o espaço CASULO – Espaço de Cultura e Arte, localizado em Dourados, Mato Grosso do Sul. (Saiba mais sobre o CASULO na página do Facebook).

As pessoas dice Graciela Chamorro e assistentes indígenas e não indígenas.

Ementa

As línguas do grupo guarani; recorte: Brasil-Paraguai; as línguas gerais do Brasil e a língua guarani do Paraguai; a língua guarani “standard” e as línguas mbyá, kaiowá e guarani; relação língua-cultura dos três grupos falantes de línguas guarani. Introdução à estrutura das línguas guarani: nomes, pronomes, verbos, adjetivos, posposições, partículas diversas [na fala e no texto escrito]. Conversação: saudações, apresentação, perguntas comuns em uma visita, situar-se no espaço e no tempo, alegria e tristeza, nascer-crescer-morrer, saúde-doença-cura, indígena e não indígena, abundancia e carestia, brincadeiras, histórias, sonhos e expectativas. Leitura: textos para iniciantes e participantes experientes. Tópicos da cultura: o corpo humano, a casa, a alma, a palavra, a reza, os humanos e os outros seres, a terra, o trabalho, a arte, o direito.

Temas propostos pel@s participantes. Visitas guiadas às comunidades indígenas. Conforme interesse, contação de história em guarani, raps e músicas tradicionais em guarani e kaiowá.

Público alvo: O curso se destina a pessoas que desejam iniciar ou prosseguir seu estudo na língua guarani, iniciar ou aprofundar seu conhecimento das práticas culturais e do pensamento kaiowá e guarani, interagir e se relacionar com falantes dessa língua.

Certificado: O Casulo oferecerá um certificado de participação para quem tiver no mínimo 75 % de frequência.

Hospedagem para cursistas de outras cidades: No CASULO não temos espaços para hospedagem desta vez. Mas se alguém precisar de hospedagem, podemos indicar alguns locais.

Investimento proposto [Fotocópias incluídas]: R$ 800,00 por pessoa. Se precisar de desconto, contate com a organização. O valor arrecadado redundará na compra de equipamentos para o Casulo e possibilitará a continuidade do trabalho que a entidade mantém com indígenas.

Endereço eletrônico: chamorro_graciela@hotmail.com / Whatsapp: (67) 981418810 (Graciela).

Baixe aqui a ficha de inscrição para o Curso Intensivo de Língua e Cultura Guarani.