Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Criada a AGEN – Agência Evangélica de Notícias para realçar a participação dos evangélicos na sociedade

Criada a AGEN – Agência Evangélica de Notícias para realçar a participação dos evangélicos na sociedade
25 de novembro de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
Criada a AGEN - Agência Evangélica de Notícias para realçar a participação dos evangélicos na sociedade
Dar visibilidade a iniciativas evangélicas relacionadas à promoção do Reino de Deus, à valorização da vida, à defesa dos direitos humanos, à luta contra a intolerância e em favor da justiça e da pluralidade de ideias, além de oferecer conteúdo relevante que informe e anime pessoas e grupos envolvidos com essas iniciativas e que sensibilize outros vinculados ao universo evangélico no Brasil.

É com este objetivo que entra no ar nesta quarta-feira (dia 12) a Agência Evangélica de Notícias (AGEN), um portal eletrônico de notícias que tem como referência questões e temas associados à participação dos evangélicos na sociedade. O endereço é www.agenoticias.com.br.

A agência é resultado de reflexões de um grupo de evangélicos militantes das causas sociais que veem nesse novo espaço a oportunidade de oferecer leituras diferentes daquelas que são veiculadas tanto na grande mídia quanto em espaços mais segmentados. O que está em jogo é o aprofundamento do diálogo com a sociedade que convive com uma realidade cada vez mais complexa e diversa e que exige dos evangélicos uma postura diferente.

“Em um contexto marcado pela pluralidade de ideias, queremos contribuir com análises que apontem modos distintos de os evangélicos se posicionarem e agirem diante das demandas da sociedade”, explica Paulo Roberto Garcia, editor do portal.

Ainda que respeite o que vem sendo veiculado pelos inúmeros meios de comunicação e pelas mídias digitais sobre os evangélicos, ele defende que há outras vozes que podem e devem se posicionar. “Assim como nos demais segmentos, o evangélico também contempla formas diferentes de enxergar o mundo e de agir nele, por isso é preciso que isso seja percebido pela sociedade, daí a importância da agência, que terá esse papel”.

Legado

A expectativa é de que o portal eletrônico de notícias alcance ao longo do tempo o público evangélico por meio de relatos de histórias de vida, testemunhos do envolvimento de evangélicos e divulgação e análise de projetos. Todavia, outro público de interesse são jornalistas, blogueiros e colunistas, para os quais a AGEN deseja ser fonte consistente e qualificada.

“Se a agência puder contribuir para o debate público brasileiro – e ela tem condições para isso –, já será um enorme legado que ela vai deixar”, avalia Magali Nascimento Cunha, professora e pesquisadora na área de mídia e religião. Ela acredita que os evangélicos são mais do que sugere o estereótipo hoje reinante no imaginário coletivo: "Precisamos avançar na percepção de que, para além do que é divulgado na mídia sobre uma postura que se restringe principalmente a aspectos morais e de comportamento, há, sim, evangélicos envolvidos em diversas iniciativas voltadas para diminuir a desigualdade, combater as injustiças e defender os direitos humanos, e isso precisa ser divulgado – acrescenta".

Em um primeiro momento a AGEN pretende divulgar notícias, reportagens e artigos que se distribuem em temas como política, sociedade, sustentabilidade, crianças e adolescentes, mundo, igreja e comunicação e participação. O portal trará ainda vídeos que vão estimular a reflexão dos internautas sobre assuntos da atualidade e que desafiam os evangélicos.