Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CONIC, CNBB e PUC-PR promovem Simpósio Ecumenismo e Missão

CONIC, CNBB e PUC-PR promovem Simpósio Ecumenismo e Missão
20 de junho de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
CONIC
O CONIC, juntamente com a PUC-PR e as comissões de Ecumenismo, Laicato e Missão da CNBB organizam, entre os dias 21 e 24 de agosto, o Simpósio Ecumenismo e Missão – Testemunho Cristão em um Mundo Plural. O evento será realizado no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), e reunirá 150 participantes. 
 
objetivo da Conferência é refletir e identificar alternativas para a missão em um contexto de pluralismo religioso e de multiplicidade de sujeitos.
 
motivação para a realização do evento parte, em primeiro lugar, do contexto de comemoração de 50 anos de dois momentos significativos para o movimento ecumênico brasileiro. O primeiro é a Conferência do Nordeste, e o segundo, o Concílio Vaticano II. Estes dois momentos históricos serão refletidos à luz do documento “Testemunho Cristão em um mundo Plural” (em anexo), elaborado a partir de um processo de reflexão que envolveu o CMI, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso e a Aliança Evangélica Mundial.
 
Como ponto de partida, pretende-se recuperar o contexto religioso, político, econômico e cultural que caracterizaram o Brasil dos anos 60, período em que ocorreram a Conferência do nordeste e o Concílio Vaticano II. A partir desta releitura, pretende-se identificar as principais mudanças ocorridas nos últimos 50 anos que se refletem no agir missionário das igrejas e do movimento ecumênico.
 
“Este Simpósio será muito relevante, pois promoverá a reflexão sobre nosso compromisso com a promoção de práticas missionárias que não conflitem com a diversidade religiosa presente no contexto brasileiro”, Além disto, pretende-se elaborar uma reação brasileira ao documento de orientação sobre Testemunho Cristão em um Mundo Plural, explicou a secretária geral do CONIC, Romi Bencke, indicando que “em breve será divulgada a Programação completa do evento”.