Notícias

CONIC Agreste Pernambucano fará adaptação dos materiais da SOUC

 

Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”. Como já anunciamos aqui no site, esse será o tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2022, preparada por cristãos e cristãs do Oriente Médio. No Brasil, os subsídios serão adaptados pelo CONIC Agreste Pernambucano.

 

Sobre este processo de adaptação, conversamos com a reverenda Lílian Linhares, anglicana, que atua lá na região do Agreste Pernambucano.

 

 

Confira:

 

CONIC – Vocês (regional) irão fazer a adaptação do material da SOUC 2022, certo? Como têm sido tratado esse assunto no âmbito do Regional?

 

Sim. De forma dialógica, para contextualização do material evocando interculturalidades das perspectivas culturais do Agreste Pernambucano, das ancestralidades judaico-cristãs e das interfaces do diálogo entre evangelho e cultura.

 

CONIC – Quais são as expectativas de vocês? Ou a sua em particular?

 

De minha perspectiva, todas. Porque sinalizam para horizontes utópicos de conversas ao pé da mesa… Comunhão (comum união), reinvenção das sinapses para Belém (casa de pão), perseguindo o significado de ser companheira (repartidora de pão).

 

CONIC – O material de 2022 foi preparado por igrejas do Oriente Médio. Há inúmeros desafios naquela região. Você consegue fazer algum paralelo entre aquela igreja e a nossa igreja aqui no Brasil?

 

Sim, a correlação literária é viabilizada pela dialógica do trançado contextual que reúne os desafios humanitários. As heranças ancestrais judaico-cristãs, os apelos Marranos do Sertão, o êxodo nordestino, as diásporas… estamos todos dentro do mesmo balaio.

 

CONIC – De que modo a SOUC pode ajudar a aproximar as realidades de duas comunidades tão distintas e ao mesmo tempo tão ricas?

 

Em atitude orante. O sacro ofício do legado judaico cristão em diálogo poético cotidiano reinventa seu labor em teologias do cotidiano, grávida de significados, resilientes, ressurgentes, quais faces de Deus pai e mãe, conforme os escritos de Ariano Suassuna no Auto da Compadecida.

 

CONIC – Enquanto anglicana, como enxerga a importância da unidade cristã?

 

Carrego em minha corporeidade o design dessa história de ancestralidades judaico-portuguesa, afro-indígena. Retrato no rosto o mapa da Palestina e guardo na memória ecos de culturas coronelistas, inquisitórias, fundamentalistas, fragmentadoras. Portanto, sou feita dos retalhos dessa história, e me identifico existencialmente, enquanto reverenda, com essa Igreja ponte: católica reformada, que busca viabilizar a unidade na diversidade.

 

CONCURSO DO CARTAZ

 

Recentemente, lançamos edital para o concurso do cartaz da SOUC, prevista para ser realizada de 29/05 a 05/06 de 2022.

 

O cartaz vencedor receberá um prêmio de R$ 1.000,00.

 

Veja, neste link, como enviar a sua arte e participar do concurso.

 

Fonte: Portal do CONIC

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×