Notícias

Conheça os riscos de Bolsonaro para segurança alimentar e meio ambiente

Apoiado pelo agronegócio, candidato pretende fechar o Ministério do Meio Ambiente, neutralizar o Ibama e outros órgãos, entregar a Amazônia para controle externo e aprovar o ”Pacote do Veneno”

É longa a lista de ameaças que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) representa para direitos humanos fundamentais, como a alimentação e um meio ambiente sustentável, dos quais depende a sobrevivência humana. Apoiado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que tem no comando a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), Bolsonaro é aliado de outro ruralista, Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O nome já foi anunciado como seu ministro da Casa Civil, caso seja eleito.

Além dos dois expoentes, a bancada ruralista em peso apoia o candidato. Não é para menos: Bolsonaro defende a extinção do Ministério do Meio Ambiente e ampliação e fortalecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que terá à frente um ruralista, e que passará a comandar políticas ambientais.

Outro agrado pretendido para o setor é o apoio à aprovação do “Pacote do Veneno”, que tramita na Câmara, deixando a Anvisa e o Ibama fora do processo de registro de agrotóxicos no país. Este é um dos pontos mais polêmicos da proposta rejeitada pela sociedade, que não quer mais agrotóxicos, e por centenas de órgãos nacionais e internacionais, como a ONU.

E talvez o mais interessante aos olhos do agronegócio: o fim da demarcação de terras indígenas e quilombolas, o afrouxamento de regras e a fiscalização ambiental e a promessa de colocar fim nos conflitos agrários, ao mesmo tempo em que defende a segurança no campo e a legalização do porte de armas por fazendeiros.

Para além do seu programa de governo, evasivo, os anúncios que o candidato tem feito nas redes sociais e em entrevistas deixam populações tradicionais, trabalhadores, ambientalistas de todo o mundo e movimentos sociais em estado de alerta.

O setor da mineração também está ansioso por uma vitória do candidato, que anunciou parcerias com outros países para a gestão da Amazônia e todas as suas riquezas minerais e ambientais.

Já as propostas de Fernando Haddad (PT) incluem políticas para a produção de alimentos mais saudáveis, por pequenos agricultores, e ações voltadas para reduzir o avanço de pastos e lavouras sobre florestas. Em março de 2015, quando era prefeito de São Paulo, o petista sancionou lei que inclui, gradativamente, alimentos orgânicos na merenda escolar das escolas municipais.

Confira:

Publicado originalmente na Rede Brasil Atual.

Foto de capa: Marcelo Camargo/ABR

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×