Notícias

Comissão da Alerj retira da pauta projeto de lei sobre aborto

Comissão da Alerj retira da pauta projeto de lei sobre aborto
Rio – A Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) retirou da pauta, na tarde desta quarta-feira, um projeto de lei que obrigaria os médicos e profissionais de saúde a alertarem a polícia sempre que uma mulher chegasse a uma unidade pública com complicações pós-aborto, mesmo que tivesse sido espontâneo. Durante a sessão, um grupo feminista levou cartazes com os dizeres "aborto não deve ser crime", "meu corpo, minhas regras" e "aborto seguro é um direito das mulheres".
O projeto havia sido proposto durante a CPI do Aborto, no início do ano passado, e seria votado por seis representantes da Comissão nesta quarta-feira. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa da Alerj, a votação não poderia ocorrer, já que a CPI ainda não foi finalizada. Não há previsão de quando o projeto voltará para a pauta.

Para as ativistas, a medida seria prejudicial para a saúde das mulheres. Estudante de Cinema e integrante do Coletivo de Mulheres da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Branca Carrerette, de 21 anos, comemorou a decisão da Alerj, mas ressaltou que é preciso ainda que haja a legalização do aborto.

"Foi uma pequena vitória. Ainda precisamos cobrar mais responsabilidade do governo quanto a isso. É um absurdo que sacrifiquem a vida das mulheres desse jeito. É uma questão de saúde pública. A cada dois dias uma mulher morre vitima de um procedimento inseguro, essa é a quinta causa de morte materna no país. Todos os números são apenas estimativas, pois é muito dificil manter a conta de processos ilegais, então o número real de mulheres que abortam e que morrem por conta de procedimentos ruins pode ser muito maior que isso", explicou.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×