Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Comentário do Evangelho: A palavra tem poder de cura

Comentário do Evangelho: A palavra tem poder de cura
10 de setembro de 2018 CEBI Secretaria de Publicações
Confira o comentário do evangelho para o dia 12 de setembro, quarta-feira. O texto é de autoria de Paulo Ueti.

Boa leitura!

“… há um lugar onde a matéria se comove ao ouvir a palavra: é o corpo. O corpo é o centro mágico do universo. O corpo é mágico porque é feito de palavras: ‘… e a Palavra se fez carne…’. O corpo nasce do casamento entre carne e palavras. Quando carne e palavras fazem amor, nasce o corpo” (Rubem Alves)

Deus se fez corpo. Palavra e encontro têm muito poder. Palavra é tecido, emaranhado de fios entrelaçados e interdependentes, é encontro e relação, acontecimento e contradição. Assim também podemos dizer o mesmo da ORAÇÃO. Tem o poder de libertar e de dominar.

No primeiro capítulo do livro das origens podemos escutar a canção (Gênesis 1) dizendo que quando Deus pronuncia uma palavra, algo de extraordinário acontece: fala = acontecimento, o mundo é criado. Quando falamos não estamos simplesmente decodificando algo de nosso cérebro para comunicar. Não falamos simplesmente com sons e com a boca. Quando falamos também produzimos uma realidade, somos capazes de transformar realidades. Do mesmo jeito que Deus o fez. Isaías nos recorda que a cura é possível na relação, na esperança, na troca de palavras de vida e de coragem, não de ódio, culpa ou repreensão.

É difícil, mas somos convidadas a clamar porque sofremos e compartilhar nossas doenças e fraquezas. “Quando sou fraco é que sou forte”. Reconhecer que estamos doentes, enfraquecidos ou precisando de ajuda é um passo fundamental para a cura e a salvação, do corpo, da alma e do espírito. Porque o Senhor está sempre presente. Precisamos reconhecer essa presença. Juntas.

O Pai dá a conhecer aos filhos a sua fidelidade.  (Isaías 38.19b)

Oremos por todas as pessoas aprisionadas no seu orgulho e incapazes de pedir ajuda. Que o Senhor lhes conceda a coragem da fala e a humildade no coração para que a cura aconteça e se multiplique em sua e comunidade.

_

Texto reflexivo de Paulo Ueti, Brasília/DF. Publicado no devocionário Sementes de Esperança 2018, uma publicação da Igreja Anglicana do Brasil, Diocese Meridional e Pastoral Popular Luterana.

 

Garanta o seu devocionário de 2019 na Livraria Online do CEBI!