Notícias

Comentário da Semana: Quando a religião é pauta

https://cebi.org.br/2017/11/07/comentario-da-semana-quando-religiao-e-pauta/

Da tríade dos assuntos considerados polêmicos, daqueles em que nas reuniões familiares sempre alguém irá dizer que “isso não se discute”, o jornalismo tem se ocupado com muita frequência da política e do futebol. Pudera: é seu papel e sua função histórica não fugir de confrontos e contorná-los como forma de contribuir com o debate público.

Mas e quando o assunto é religião? Será que lidar com crenças é como lidar com as paixões que mobilizam um Fla-Flu ou uma corrida eleitoral acirrada? É possível ao jornalismo estabelecer uma cobertura sobre diferentes manifestações religiosas, suas datas, suas crenças e, mais além, seus dogmas e mitos?

Há exemplos que mostram que sim e que apontam para uma apreciação antropológica, sociológica,  cultural e política de fenômenos que integram o cotidiano dos leitores. Nesses casos, o jornalismo se faz útil não só para os fiéis, que podem se aprofundar em assuntos dos seus interesses, mas até para os leitores céticos, que sabem o papel da religião e principalmente das igrejas na estrutura social.

São casos em que o jornalismo se manifesta como uma forma de conhecimento cristalizada no singular, conforme teorizou Adelmo Genro Filho em O Segredo da Pirâmide. O leitor é convidado a saber, a conhecer e a desvendar aquilo que é apresentado como um acontecimento factual, singular.

Mais do que isso: ao ser chamado a refletir sobre um dos assuntos que mais interessam à humanidade, torna-se apto participar do debate público acionando um repertório para além daquele que adquiriu em contato com a fé ou nas aulas de educação religiosa.

Um caderno e uma Reforma

A Folha de São Paulo usou um marco – os 500 anos da reforma protestante, liderada por Martinho Lutero como crítica ao papado e a determinados preceitos católicos – para debater um assunto que não costuma ser agendado com frequência. O caderno especial circulou na edição deste domingo.

O periódico trouxe um trabalho bastante completo, apontando para questões relacionadas à cultura e à história, como o papel da mulher de Lutero no movimento; passando por um debate sobre as diferenças entre católicos e protestantes e chegando a duas pautas urgentes: a que discute o avanço das igrejas neopentecostais, como Assembleia de Deus e Universal e a emergência de bancadas evangélicas no Legislativo.

O jornal também traz pesquisas do Instituto Datafolha sobre o perfil religioso do brasileiro e visita a cidade mais evangélica do Brasil, um pequeno município no interior do Rio Grande do Sul. Há fartos recursos visuais, como infográficos e um ensaio fotográfico realizado em cultos religiosos. Há, também, uma discussão teológica e filosófica sobre as críticas de Lutero ao “Aristotelismo”.

O caderno é exemplar no que se refere à abrangência e complexidade que uma pauta como estas exige. Ao trabalhar com um assunto que mobiliza crenças e paixões, simplificá-lo ou polemizar em torno dele em busca de cliques é a tarefa mais fácil – e muitas vezes é a escolha de grandes jornais. Desmembrar o assunto em pautas que optem por complexificar o fenômeno, trazendo dados novos e interpretações plurais exige tempo e árduo trabalho de reportagem.

Em outra ponta, o Diário Catarinense investiu no localismo, ao apontar para a formação da identidade cultural catarinense a partir da influência do luteranismo. Trata-se de uma abordagem cultural e sócio-histórica original que não deixa de discutir questões atuais, como o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os exemplos mostram uma dimensão do jornalismo que pode impulsionar a formação de um leitor crítico a respeito do mundo que o cerca, resgatando sua função original, tão em desuso em tempos de notícias caça-cliques.

Factualidade e enviesamentos

As diferentes manifestações religiosas também podem ocupar com bastante frequência a cobertura noticiosa por outros motivos que não suas datas ou particularidades. O agendamento, que costuma ocorrer próximo a festividades como Natal, Páscoa, celebração de padroeiros ou marcos como a Reforma, pode ser subvertido por factualidades que retratam um momento de ascensão do conservadorismo e da onda de intolerância no país.

Há casos clássicos de quando a religião enviesa o debate público partindo do pressuposto de que seu sistema de crenças e símbolos é mais importante do que qualquer discussão. A legalização do aborto é um bom exemplo nesse sentido, pois, ao deixar de ser tratado como uma questão de saúde pública, o tema passa a ser julgado e debatido pelo crivo da moral, fazendo emergir uma tensão entre ciência e religião que não escapa à cobertura jornalística, que não pode e nem deve ser pautada a partir de dogmas.

Recentemente, a religião também encontrou as páginas policiais a partir de fatos ocorridos no Rio de Janeiro, onde mães de santo foram obrigadas a destruir seus terreiros. É outro caso extremo de intolerância, que fere os direitos humanos e obriga os jornais a tomarem uma posição em defesa da liberdade de crença que é garantida pela constituição.

Também nesse aspecto, foram inúmeras as manifestações que apelavam à fé e à moral cristã para discutir o cancelamento de uma exposição Queer em Porto Alegre. A mesma exposição foi proibida de ir para o Rio de Janeiro por ordem do prefeito, evangélico e eleito com o apoio de igrejas neopentecostais.

Como no debate sobre aborto e sobre a destruição dos terreiros no RJ, estamos falando de fatos que se tornaram pauta jornalística pela sua singularidade, mas que muitas vezes deixam de ser trabalhados com a seriedade e a complexidade que o assunto exigiria.

Transformam-se, deste modo, em mais um objeto de enquetes sobre ser contra ou a favor. Em mais um caça-cliques gerador de polêmicas nas redes sociais. Anula-se, assim, sua potência como forma de conhecimento.

Um caminho para as coberturas 

Três palavras podem ser chaves para nortear a cobertura jornalística quando o assunto é religião. Estamos falando, aqui, de princípios básicos que devem estar no manual de ética de qualquer repórter, esteja ele em qual editoria estiver.

É salutar reconhecer que as audiências são formadas por um mosaico cultural complexo – e que sua complexidade atinge também seus sistemas de crença. Também é inegável que repórteres e editores são agentes que compõem esse mesmo sistema. Tal pressuposto, entretanto, não pode inviabilizar a cobertura de assuntos que envolvam o tema religião, que integra nosso cotidiano de modo inegável. Os jornais não devem temer perder leitores conservadores – ao contrário, devem enfrentá-los oferecendo um repertório diversificado de pautas, de conhecimentos.

Por isso, pautas sobre religião – desde aquelas que falam de grandes marcos, como a Reforma; até aquela que tratam de festas populares; ou mesmo as que se propõe a abordagens mais profundas, políticas e antropológicas – não devem ser consideradas tabus. Ao contrário, podem ser recorrentes se conseguirem apostar em determinadas direções, dentre as quais destaco três.

  • diversidade, considerando que há múltiplas manifestações e crenças possíveis na nossa cultura e que  estas podem agendar diferentes pautas, com diferentes abordagens;
  • respeito, tendo em conta que aceitar a crença (ou ceticismo) do outro é um princípio básico e irrevogável de qualquer pauta;
  • abrangência, pensando que fenômenos religiosos não podem e não devem ser simplificados ou relegados a polêmicas e factualidades diárias: é preciso tratá-los com a seriedade e a complexidade que exigem.

Se olharmos com cuidado, os itens indispensáveis a uma cobertura jornalística sobre religião não são nada diferentes daqueles que precisamos para viver socialmente, respeitando as diferenças e fazendo delas aliadas em direção à informação e ao conhecimento.

 –
Fonte: Artigo de Amanda Miranda, Doutoranda no POSJOR e pesquisadora do objETHOS, 30/10/2017. Publicado em objETHOS, Observatório da Ética Jornalística.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×