Notícias

CNBB lançará subsídio para mobilizar população brasileira para Auditoria da Dívida Pública

por Auditoria da Dívida Cidadã

Na próxima terça-feira, dia 26 de junho, às 15h na Sede provisória da CNBB (SGAN 905, Conj. C), em Brasília, a Comissão Especial para o Ano do Laicato lançará uma cartilha – com círculos bíblicos e textos de estudo – chamada: “Auditoria da Dívida Pública: vamos fazer?”, Brasil: realidade de abundância e cenário de escassez”, elaborado em estreita cooperação com o movimento “Auditoria Cidadã da Dívida Pública”.

“Mobilizar a sociedade brasileira para realização da Auditoria da Dívida Pública é um dos legados do Ano Nacional do Laicato”, afirma-se na introdução da cartilha. O Ano Nacional do Laicato foi lançado pela CNBB em novembro de 2017 e visa despertar os católicos, cristãos leigos e leigas, para uma ação concreta de cidadania que possa transformar a realidade brasileira, como gesto de caridade cristã, vivenciando a “Igreja em saída” que o Papa Francisco anunciou em sua Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho”, ainda em 2013. Esse Ano especial foi decisão da 54ª Assembleia Geral da CNBB, realizada pelos bispos de todo o Brasil em abril de 2016, em Aparecida (SP), registrada no Documento 105 – “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14)”

O Subsídio organizado em cinco círculos bíblicos, cinco textos de estudo e cantos se destina à capacitação de cristãos leigos e leigas dos grupos, pastorais, movimentos, equipes e serviços das comunidades e paróquias católicas, bem de outras igrejas cristãs e pessoas de boa vontade para durante o mês de agosto e setembro possam “multiplicar esse saber com os estudantes [do ensino médio], passando de sala em sala, para que eles criem juntamente com suas mães e pais e a comunidade, nas escolas públicas e particulares, Comitês Populares pela Auditoria da Dívida Pública Brasileira. Pretende-se, com isso, criar grande mobilização para manifestação, pacífica e popular, no “Grito dos Excluídos(as)”, previsto 07 de setembro desse ano.

Como o ano de 2018 é de Eleições Gerais para os parlamentos nacionais (Câmara dos Deputados e Senado Federal), Estaduais (Assembleia Legislativas) e do DF (Câmara Legislativa), orienta-se também para que os cristãos leigos e leigas cobrem dos candidatos e candidatas o compromisso com a realização da Auditoria da Dívida Pública, como uma das formas de libertar o Brasil da “escravidão” do sistema financeiro, que sangra em mais de 40% a receita bruta anual para a rolagem da dívida pública (vide gráfico na página 59), os únicos que se beneficiam com isso são os bancos, enquanto houve o congelamento dos investimentos em políticas sociais com sanção da Emenda Constitucional nº 95/2016.

A previsão constitucional para realização da Auditoria está no artigo 26º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal de 1988, transcrito abaixo:
“Art. 26. No prazo de um ano a contar da promulgação da Constituição, o Congresso Nacional promoverá, através de Comissão mista, exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endividamento (…) brasileiro.”

Serviço:
Lançamento da Cartilha: “Auditoria da Dívida Pública: vamos fazer?”
Local: Auditório da Sede Provisória da CNBB (SGAN 905 Conj C, Entrada por trás do Autódromo)
Dia: terça-feira, 26 de junho de 2018; Horário: às 15h. Telefone: 2103-8300.

 

Acesse a cartilha “Somos Credores. Os países enriquecidos, os grandes bancos e as empresas transnacionais nos devem. Reparações já!”.

Publicado no site da Rede Jubileu Sul, 25/06/2018. O CEBI é integrante da Rede Jubileu Sul.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×