Notícias

Cheiro de povo, partilha e poder

Cheiro de povo

CHEIRO DE POVO, PARTILHA E PODER

 

                "Quando se fala de problemas sociais, uma coisa é reunir-se para estudar o problema da droga em uma vila e sua miséria. Outra coisa é ir lá, viver lá, captar o problema a partir de dentro e estudá-lo. Padre Arrupe disse claramente que não se pode falar de pobreza, caso não seja experimentada, com uma inserção direta nos lugares onde se vive essa pobreza."

                A frase podia ser minha, concordo com ela, mas não é. É do papa Francisco em entrevista à revista jesuíta Civiltà Cattolica. O mesmo papa disse na homilia crismal da quinta-feira santa: "Sejam pastores com cheiro de ovelhas, presentes em meio a seu povo como Jesus, o Bom Pastor. Não se fechem! Estejam entre os seus fiéis, incluindo as periferias de suas dioceses, e em todas as periferias existenciais, onde há sofrimento, solidão, degradação humana."

                Estamos em tempos de preparação do 9º Encontro de Fé e Política, que acontecerá na Universidade Católica de Brasília, dias 15, 16 e 17 de novembro. O lema, escolhido antes da chegada do papa Francisco, é sugestivo e profético: "Cultura do Bem Viver: Partilha e Poder" (Informações: www.fepolitica.org.br).

                Nada mais atual. Em tempos de consumismo desvairado, por um lado, crise econômica, social e ambiental, por outro, é urgente pensar valores diferentes dos predominantes na atualidade. Em vez do egoísmo, solidariedade; do individualismo, fraternidade; do lucro desvairado, economia solidária; do viver bem que apenas olha para o próprio nariz e corpo bem torneados, o bem viver indígena coletivo e de comunidade.

                Mais sugestivo ainda é pensar na partilha e no poder. O Encontro será em Brasília, o centro dos Poderes. Recorro de novo ao papa Francisco, que disse em entrevista ao jornal italiano La Repubblica: "A corte (do Vaticano) é a lepra do papado. A Cúria é vaticano-cêntrica. Esta visão vaticano-cêntrica descuida do mundo que nos circunda. Não compartilho com esta visão e farei de tudo para mudá-la".

                Para o papa Francisco, "o povo é o sujeito. E a Igreja é o povo de Deus a caminho através da história, com alegrias e dores". Por isso, os bispos não podem ser bispos de aeroporto: "Por favor, peço que permaneçam com o povo. Evitem o escândalo de serem bispos de aeroporto. Não apenas com palavras, mas acima de tudo com o testemunho concreto da nossa vida que somos professores e educadores de nosso povo."

                É preciso refletir as urgências do Brasil, da América Latina e do mundo. Nas palavras do papa Francisco: "O mais grave dos males que afligem o mundo nestes anos é o desemprego dos jovens e a solidão em que são deixados os idosos. Os idosos necessitam de cuidado e de companhia. Os jovens precisam de trabalho e de esperança, mas não têm nenhum dos dois. A Igreja deve sentir-se responsável tanto pelas almas quanto pelos corpos."

                Ou nas sábias palavras de Pepe Mujica, presidente do Uruguai, na Assembleia Geral da ONU: "A política, eterna mãe do acontecer humano, ficou limitada à economia e ao mercado. De salto em salto, a política não pode mais que se perpetuar e, como tal, delegou o poder, e se entretém, aturdida, lutando pelo governo. Debochada marcha de historieta humana, comprando e vendendo tudo, e inovando para poder negociar de alguma forma o que é inegociável. Há marketing para tudo, para os cemitérios, os serviços fúnebres, as maternidades, para pais, para mães, passando pelas secretárias pelos automóveis. Tudo, tudo é negócio."

                As jornadas de junho no Brasil mostraram os jovens sinalizando caminhos novos para a política, a democracia, caminhos a serem construídos pelos poderes, pelos governos e por todas e todos que sonham com um mundo justo, solidário, igual e fraterno.

                As palavras do papa Francisco – a corte é a lepra do papado – são vida e luz: "Sonho com uma Igreja Mãe e Pastora. A primeira reforma deve ser a da atitude. Os ministros do Evangelho devem ser capazes de aquecer o coração das pessoas, de caminhar na noite com elas, de saber dialogar e mesmo de descer às suas noites, na sua escuridão, sem perder-se. O povo de Deus quer pastores e não funcionários ou ‘clérigos burocratas'." Pastores e governantes com cheiro de ovelhas, com cheiro de povo.

                Virão caravanas de todo Brasil para o Encontro de Fé e Política. Será tempo de  festa, celebração, de muita reflexão, alegria e mística. O povo de Deus de Brasília e região metropolitana está se preparando e vai participar. Houve encontros preparatórios em Luziânia e Formosa, Goiás. Há debates e reflexões com estudantes e professores da Universidade Católica de Brasília. E assim acontece em todo Brasil.

Uma cartilha, de Carlos Mesters e Francisco Orofino, com sete Círculos Bíblicos – Política e a esperança de um mundo melhor; Sociedade do bem-viver: cartilha e poder; Poder e serviço; Abuso do poder; Participação da mulher na política; política e defesa do meio ambiente; Religião e política -, circula pelo Brasil.

                O 9º Encontro Fé e Politica acontece em momento mais que oportuno. Não é de se perder. Quem vier a Brasília será muito bem acolhido. Haverá hospedagem solidária. Nas palavras do papa Francisco: ‘É preciso que nos conheçamos, nos escutemos e cresçamos no conhecimento do mundo que nos circunda. Isto é importante: conhecer-se, ouvir, ampliar o horizonte dos pensamentos. O mundo é feito de estradas que nos aproximam e distanciam, mas o importante é que nos levem para o Bem."

                A política deve estar a serviço do Bem Viver.  O poder deve ser partilhado.

 

Selvino Heck
Assessor Especial da Secretaria Geral
da Presidência da República

Membro da Coordenação Nacional
do Movimento Fé e Política

  

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×