Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CESE Lança campanha de apoio à mobilização de recursos e incidência no enfrentamento a pandemia

CESE Lança campanha de apoio à mobilização de recursos e incidência no enfrentamento a pandemia
21 de maio de 2020 Comunicação

Nesta quinta-feira, 21 de maio, a CESE, realiza o lançamento de uma campanha com dicas de como mobilizar recursos em tempos de pandemia.  A iniciativa foi inspirada nos novos conteúdos que estão disponíveis no Portal Virando o Jogo no módulo ”NAVEGANDO COVID19′. A campanha tem como objetivo orientar as organizações como enfrentar esse período de crise em sua gestão, nas ações para angariação de recursos, além de continuar apoiando o fortalecimento de organizações nesta área e também em incidência política, por meio das atividades de formação à distância.

Para Sônia Mota, diretora executiva da CESE, a nova crise sanitária e humanitária, recoloca outra vez no centro das discussões o tema dos direitos humanos e o importante trabalho realizado por organizações que trabalham na defesa de direitos, agora mais do que nunca voltado para as comunidades em vulnerabilidade.: “Toda essa crise redirecionou nosso olhar e o nosso agir, seja através do apoio a projetos, do diálogo e articulação, como também na área de formação. Nesse momento, movimentos sociais e organizações, que já vivem as consequências da desigualdade, têm enfrentado os impactos causados pelo covid-19, como suspensão de atividades e diminuição de recursos. Esperamos que estes novos módulos sejam ferramentas que ajudem a enfrentar esses desafios.”, afirma Sônia.

Para fortalecer as organizações a continuar incidindo nesse contexto de aprofundamento do racismo estruturante e das desigualdades sociais, os novos módulos trazem conteúdos digitais com experiências locais, ações de incidência política e campanhas de mobilização recursos de organizações brasileiras e outros países. “Aumenta a nossa preocupação com as populações mais vulneráveis nesta crise epidêmica, por isso, além das ações de socorro imediato, é importante continuar fortalecendo a luta por direitos e a resistência contra os equívocos e desmandos que estão acontecendo no cenário político brasileiro  para   enfrentar esta pandemia.”, explica a diretora executiva da CESE.

No Portal Virando o Jogo, os grupos terão acesso aos novos materiais como artigos, notícias e textos sobre as populações mais vulneráveis nesta atual conjuntura. Além disso, poderão acessar ferramentas de apoio que ajudarão a desenvolver um plano completo sobre gerenciamento de crises, um planejamento de comunicação de crise, um projeto de financiamento coletivo através das vaquinhas virtuais, e instruções de como monitorar e avaliar essas ações.

Para além do lançamento, a CESE realizará nas próximas semanas uma campanha de divulgação dos novos módulos. Serão compartilhados nas redes sociais da organização vídeos com dicas e orientações sobre mobilização de recursos e incidência política em tempos de pandemia. O conteúdo e os cursos online estão disponíveis no Portal www.virandoojogo.org.br e podem ser acessados gratuitamente. Participe!

Programa Virando o Jogo

A plataforma digital faz parte do Programa Virando o Jogo, o qual foi desenvolvido com base em um trabalho apoiado de 2007 a 2015 pela agência holandesa Wilde Ganzen, em que foram formadas, em modalidade presencial, mais de 900 organizações do Brasil, Índia, Quênia e África do Sul. No Brasil, a iniciativa é implementada pela CESE com o apoio da agência holandesa.

O Programa Virando o Jogo encontra-se presente na América do Sul e Central (Brasil e Guatemala, respectivamente), África (África do Sul, Quênia, Tanzânia, Burkina Faso, Mali, Gana, Benin, Uganda) e na Ásia (Índia, Nepal e Bangladesh).

Matéria publicada no site da CESE : https://www.cese.org.br/cese-lanca-campanha-de-estimulo-a-mobilizacao-de-recursos-e-incidencia-para-movimentos-enfrentarem-a-pandemia/