Notícias

Celebração Inter-religiosa : Minha Fé é Antirracista – em Defesa de Todas as Vidas Negras

Neste domingo, 20 de dezembro, organizações do movimento negro, religiosas e de direitos humanos realizam o ato inter-religioso e ecumênico Minha Fé é Antirracista – em Defesa de Todas as Vidas Negras. A data marca um mês do brutal assassinato de José Alberto Freitas, e retoma o chamado feito pelo movimento social negro no dia 20 de novembro para o compromisso antirracista real e concreto, que não seja reativado apenas quando uma pessoa negra é vítima de um resultado nefasto do racismo: a eliminação de sua vida.

O clamor por justiça para João Alberto é também um clamor pela manutenção da vida de crianças, jovens, homens e mulheres negras. Um clamor histórico das vozes dos movimentos sociais negros que em junho deste ano culminou na publicação do  Manifesto: “Enquanto houver RACISMO, não haverá DEMOCRACIA” articulado pela Coalizão Negra por Direitos enquanto um documento político que exige o comprometimento da sociedade brasileira com o fim do processo contínuo de genocídio da população negra.

As organizações articuladas na mobilização deste ato compreendem que o ocorrido no dia 19 de novembro de 2020 não pode ser esquecido. As imagens devastadoras do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, em um supermercado  da rede Carrefour na cidade de Porto Alegre, não podem servir apenas para uma comoção pontual e episódica. Elas devem ser lembradas como a face mais concreto do processo de desumanização da população negra brasileira,  um cenário para o qual precisamos dizer BASTA!  Também entendemos que este sonoro e rotundo BASTA deve ser enunciado não apenas pelos homens e mulheres negras que  foram diretamente atingidos pelo trauma causado pela morte torpe, cruel e desumana de João Alberto. Esta indignação não pode ser assistida  do conforto do privilégio racial branco, onde pais, mães e avós de  pessoas não-negras não precisam se preocupar quando seus filhos, netos e entes queridos vão a um supermercado ou saem para cumprir suas atividades cotidianas. É necessário que a continuidade da lógica  brutal de eliminação de corpos negros, do fazer morrer e deixar matar pessoas negras, como ocorreu com Beto, gere uma crise moral moral e ética que leve ao enfrentamento do racismo estrutural.

Hoje, as organizações que convocam o ato Minha Fé É Antirracista entendem que passa da hora de romper um silêncio que é cúmplice e vergonhoso.  É preciso que nos somemos às articulações do movimento social negro, como a Coalizão Negra por Direitos, e exijamos de conjunto a concretude de posturas antirracistas em cada canto do Brasil.

Neste dia 20 de dezembro, entidades religiosas de diferentes credos e organizações de direitos humanos de todo o Brasil, convocam fiéis e cidadãos brasileiros comprometidos com a Justiça social, para que manifestem sua indignação frente ao genocídio da população negra.  Também chamamos à sociedade brasileira a acompanhar as vozes do ativismo social negro em Porto Alegre, que junto aos entes queridos e amigos  de João Alberto, irá manifestar  sua inconformidade e indignação em frente ao Carrefour Passo D`Areia as 15 horas, no mesmo dia.

Participarão destas mobilizações os familiares do João Alberto Silveira Freitas, ao lado de lideranças do movimento negro de Porto Alegre e de entidades com atuação em âmbito nacional. Em forte demonstração de solidariedade, a celebração contará ainda com as lideranças religiosas: Bàbá Diba de Iyemonjá, representando o Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul; Ìyá Sandrali de Oxum, representando Mulheres de Axé da Rede Nacional de Religiões Afro brasileiras e Saúde; bispo Dom Zanoni Demettino Castro, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); a Monja Coen, representando a Comunidade Zen Budista;  rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista (CIP), e a pastora Luterana Cibele Kuss, representando o Fórum Inter-religioso e Ecumênico pela Democracia/RS

A transmissão deste importante momento se dará nas mídias da Coalizão Negra por Direitos com retransmissão nas redes sociais das entidades que organizam este evento.

O ato Minha Fé é Antirracista marca o início de uma mobilização permanente (com encontros mensais), envolvendo diferentes setores da sociedade brasileira na construção de outra celebração, em 21 de março de 2021, Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial.

SERVIÇO:

Celebração Inter-religiosa e Ecumênica

Minha Fé é Antirracista – Em defesa das Vidas Negras

Justiça por Beto, por Jane, por todas as vidas negras!

 

20 de Dezembro de 2020 – 11h00 nas redes da Coalizão Negra por Direitos (Twitter e Facebook):

Fonte: CONIC

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×