Notícias

CEBI RN – 35 Anos de História e missão

No dia 09 de julho de 2022 o Centro de Estudos Bíblicos do Rio Grande do Norte esteve reunido celebrando 35 anos de presença no chão potiguar. Acolhidos em Mossoró-RN na Casa da Mãe Rainha, um espaço da Igreja Católica da cidade. Contamos com a presença de representantes das cidades de Natal, João Câmara, Severiano Melo, Martins, Luiz Gomes, São Francisco do Oeste e da anfitriã Mossoró, ao todo 35 participantes.

Iniciamos participando da eucaristia com a comunidade da Igreja da Mãe Rainha. A missa foi celebrada por Padre João Batista, que participa do Cebi desde a origem aqui no RN e que fez uma memória da história e abriu espaço para apresentação dos participantes.

Durante o dia fizemos a memória de experiências exitosas da Leitura Popular da Bíblia (LPB) que aconteceram no nosso chão e na realidade amazônica. Esse momento foi Coordenado por Ana Jacira e Irmã Lúcia, contando com diversos depoimentos dos participantes, entre eles o Pastor Marcus Aurélio. Na conversa foram destacados os principais elementos que caracterizam a LPB.

Eliza Moreira, do Cebi Mossoró, trouxe para o grupo informações e reflexões sobre a Animação Bíblica da Pastoral proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que pudéssemos verificar em que ela pode ajudar ou atrapalhar a prática da leitura bíblica nas comunidades e nos movimentos sociais.

Em pequenos grupos conversamos sobre as marcas que ficaram na vida pessoal e na vida das comunidades com a vivência da leitura popular da Bíblia. Também foram levantadas propostas concretas para retomada da leitura popular da Bíblia, como instrumento de libertação e animação das lutas. O afastamento e esfriamento decorrentes da pandemia da Covid-19, fez com que muitos grupos paralisassem suas atividades. Esse encontro foi também uma oportunidade de estreitar os laços entre os integrantes do Cebi RN e de tomar um novo fôlego para continuar a caminhada.

As propostas levantadas vão ser levadas para a Coordenação Estadual para o devido encaminhamento. De imediato se acertou inserir todos os participantes no grupo do Whatsapp do Cebi RN, movimentar mais as nossas redes sociais e realizar uma atividade no mês da Bíblia com o estudo do Livro de Josué em todos os lugares onde os cebianos potiguares atuam. Saímos com data de planejamento on-line marcada (21 de julho).

A palavra que resume esse encontro é gratidão, o encontro só aconteceu devido a muitas doações. Desde o esforço dos que vieram de longe, os amigos e amigas que contribuíram com a partilha da alimentação até as equipes de serviço que foram responsáveis pelas inscrições, organização do espaço, vendas de publicações, momentos de liturgia e animação. São tantos e tantas que evitamos nomear para não cometer injustiça.

Elevamos ao céu o nosso louvor pela existência do Centro de Estudos Bíblicos que nos reúne ao redor da palavra, nos ajuda a desenvolver o espírito crítico e o compromisso com a transformação da realidade. Dos fundadores – Jether e Lucília Ramalho, Agostinha Vieira de Mello e Carlos Mesters – a cada cebiano e cebiana que faz da prática da LPB uma missão e uma esperança, existimos e caminhamos juntos, juntas, juntes. Aqui no RN recordamos as irmã Clara e Janine, as Missionárias de Jesus Crucificado, Rita Martins, Irmã Maria Elisa, Zé Teixeira… uma multidão de testemunhas as quais somos devedores e continuadores.

Pedimos emprestado a inspiração da poetiza Socorro Gurgel, que diz assim num treco do seu poema sobre os 35 anos do Cebi-RN:

Texto escrito por Zélia Cristina Pedrosa e Eltiene Araújo.

                               “Vamos pedir em preces, ao Senhor da Vida e da História,

Que a Palavra que eles plantaram em nosso chão

possa nos fortalecer na missão de assumir,

o compromisso libertário com os pequenos e excluídos do nosso tempo.

 

Vamos! É possível!

Obrigada CEBI por semear a melhor semente

na mente, nas mãos e no coração da gente!

 

Ah, CEBI, CEBI! A luz de Deus está aqui”

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×