Notícias

CEBI realiza programação especial pelo Dia Mundial da Religião e pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O mês de janeiro traz duas importantes datas na agenda da pluralidade, do ecumenismo e da tolerância religiosa: o Dia Mundial da Religião e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Essas duas datas, tão importantes quando se considera o atual contexto histórico, sobretudo o daqui do Brasil, serão lembradas pelo CEBI Nacional em parceria com a Regional de Educação do Vale do Capibaribe e a Ong Plataforma Itinerante, da cidade de Limoeiro, na semana de 17 a 21 de janeiro, que já está acontecendo com a veiculação de 5 podcasts (um por dia) no canal do CEBI nas plataformas Anchor, Spotfy, Google Podcasts, Breaker, Radio Public e Pocket Casts.

Roda de Conversa

Na sexta feira(21) acontecerá pela plataforma Zoom o encerramento da programação com uma Roda de Conversa, contando com as presenças já confirmadas de  Ana Amélia Cardoso, Kota Sualankala, licenciada em História pela UCSal, Mona de Zazi do Terreiro do Bate Folha;  Babá Sandro de Jucá, Juremeiro, articulador das religiões de Matriz Africana e radialista; Sílvia Souza, representante do Centro de Estudos Bíblicos e biblista popular; e o Prof. João Monteiro, historiador, articulador cultural e mediador da Roda de Conversa. O lançamento da programação aconteceu ontem, no programa do radialista Gonçalves Filho, da Radio FM Cultural de Limoeiro, Pernambuco.

PODCASTs

A cada dia, a partir das 22:30h teremos a veiculação de um podcast com as participações de lideranças religiosas e militantes do diálogo interreligioso, entre elas e eles:

Adriana Carla, missionária, Integrante do Evangelicxs pela Diversidade, membra da 1. Igreja Batista de Bultrins – Olinda, PE. É formada em pedagogia e psicologia.

 Padre Clovis Cabral, Jesuita, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI).

 Lilian Conceição, – Protestante, sacerdotisa da Ruah, teóloga Feminista Negra.

 João Batista, Leigo católico consagrado, missionário do Campo e Monge da Comunidade do Discípulo Amado.

Acesse o nosso canal no ANCHOR: https://anchor.fm/cebi-nacional

 

Por que no dia 21 de janeiro lembramos o Dia Mundial das Religião e o Dia Nacional do Combate a Intolerância Religiosa ?

 

Desde 1950 que o Dia Mundial da Religião é comemorado no mês de janeiro como uma proposta aprovada na Assembleia Espiritual Nacional dos Estados Unidos, da Fé Bahá’í, uma religião que surgiu no século XIX, na Pérsia por meio dos ensinamentos de Bahá’u’lláh, líder religioso persa nascido em 1817 e morto em 1892. Até hoje a Fé Bahá’Í é perseguida no Irã.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, é celebrado em alusão à morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá.

Mãe Gilda, vítima da intolerância religiosa

A candomblecista teve sua casa e seu terreiro invadidos por um grupo de outra religião e foi acusada de charlatanismo, vindo a comunidade de matriz africana a sofrer todo tipo de perseguições, inclusive, agressões físicas e verbais. Após esses ocorridos, a mãe Gilda sofreu um infarto fulminante e morreu.

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×