Notícias

CEBI realiza Assembleia Nacional

CEBI realiza Assembleia Nacional

Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2011, o CEBI realizou sua 19ª Assembleia Nacional. Realizado a cada três anos, o evento congrega representantes de todo os estados do Brasil que, além de avaliar a caminhada e planejar o próximo triênio, também elegem a nova direção da entidade.

Esta Assembleia também foi marcada pela comemoração dos 80 anos de vida do biblista Carlos Mesters, um dos fundadores do CEBI, o que permitiu um tom muito mais festivo e carregado de emoções em diversos momentos. Veja aqui vídeo de 9 minutos lembrando a história de Mesters)

Temas de destaque

 Na medida do possível, considerado o caráter da Assembleia, foram avaliados os avanços e as dificuldades em relação aos temas definidos como prioridade na última Assembleia Nacional, realizada em novembro de 2008 (Juventude, Saúde, Mundo Urbano e Temas de Fronteira, como descriminalização do aborto, direitos reprodutivos, homoafetividade e homossexualidade).

Para a Assembleia, esses eixos devem permanecer, uma vez que a consolidação de direitos mínimos aos grupos e populações mais afetados por questões ligadas a esses temas é processo lento. Outras temáticas também podem receber maior atenção, como a desconstrução da imagem monoteísta para reconstruir um imaginário religioso mais plural, mais inclusivo.  Lembrou-se também da necessidade de confirmar as linhas transversais da Leitura Popular da Bíblia (espiritualidade, cidadania, ecumenismo, gênero e ecologia).

A Assembleia delegou ao Conselho a tarefa de definir quais dos temas terão maior destaque no próximo triênio.

Reestruturação

A Assembleia foi também o ponto de chegada de dois anos de avaliação de todas as instâncias organizativas do CEBI. Depois de mais de 30 anos de existência, fazia eco a necessidade de adaptação das estruturas à realidade atual e às necessidades das comunidades e grupos que praticam a Leitura Popular da Bíblia estimulada pelo Centro de Estudos Bíblicos.

Conforme passou a constar no próprio Estatuto da entidade, "As pequenas comunidades são o lugar privilegiado de realização das atividades do CEBI". Este princípio orientou a constituição de uma nova estrutura organizacional, mais voltada às necessidades formativas locais de cada Estado. Pela avaliação das pessoas participantes, chegou-se a uma estrutura mais leve, mais ágil e mais democrática.

Delegação de observadores/as

  Além de várias pessoas visitantes, uma delegação estrangeira, fez-se presente durante toda a Assembleia, apresentando suas contribuições e, muitas vezes, ajudando a enxergar pontos nem sempre vistos "por quem é de dentro". Ailed Villalba e Izett Samá representaram o Centro Memorial Martin Luther King, de Cuba, organismo com o qual o CEBI possui atividades de intercâmbio. Alessandro Esposito representou a Igreja Valdense, da Itália, e Dario Vaona representou os grupos de Leitura Popular da Bíblia presentes em solo italiano.

Gente nova na direção do CEBI

A Assembleia foi precedida por seis assembleias regionais, que fizeram a indicação das candidaturas para a Assembleia Nacional, as representações no Conselho Nacional e para o Conselho Fiscal.

Para a Direção Nacional, de uma lista de sete nomes, foi eleita Adeodata dos Anjos como diretora (centro da foto). Adeodata é leiga católica integrante do CEBI-PI e animadora de comunidades que fazem da Leitura Popular da Bíblia uma maneira de aprender a conviver com o Semi-árido Nordestino. Odja Barros e Luiz Dietrich foram eleitos como diretora e diretor adjuntos. Odja é pastora batista e integrante do CEBI-AL e Luiz é leigo católico do CEBI-SC.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×